Comércio segue com promoções em fim de semana de Black Friday

Após chuva atrapalhar um pouco a movimentação na tarde dessa sexta-feira, lojistas esperam grande fluxo de consumidores neste sábado; descontos anunciados podem chegar até a 80%

A Black Friday, campanha ‘importada’ dos Estados Unidos, acontece sempre na última sexta-feira de novembro, com descontos em produtos de diversos segmentos, mas, em Lençóis Paulista, como em outras cidades do Brasil, a ação comercial não se limita a apenas um dia. As lojas locais seguem oferecendo descontos atrativos aos consumidores neste sábado (27), como apoio da Acilpa (Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista).

Os comerciantes, que pareciam receosos em relação à data nas últimas semanas, conforme noticiado anteriormente em O ECO, se mostram empolgados com o período de promoções. Élcio José Montanher, gerente da Casas Bahia, afirma que a Black Friday é o maior evento do comércio atualmente, pois o dia específico dedicado às ofertas permite que as empresas entrem em contato com fornecedores e ofereçam aos consumidores preços mais acessíveis.

“O movimento no início da sexta-feira foi mais devagar, mas o cliente está começando a vir para a loja. Black Friday é sempre Black Friday, então, independentemente da situação, a data tem um diferencial e traz o movimento esperado. A expectativa é de que tenhamos um bom dia de vendas”, aponta o gerente, afirmando que a Casas Bahia aderiu à promoção até domingo (28), com descontos que chegam até 80%. No dia, a loja abre suas portas das 9h às 15h.

No setor de vestuário, Ivan de Souza Busch, gerente da loja Empório K, conta que os descontos praticados chegam até 70%. “Focamos em peças em grande quantidade, para poder fornecer descontos sem que falte mercadoria para o cliente. As pessoas ainda estão entendendo que a Black Friday começou, por isso, estamos buscando reforçar a divulgação para termos um bom resultado neste sábado. Esperamos um final de semana bem forte”, comenta.

No segmento de calçados e artigos esportivos, a Sport Shoes também se preparou para a Black Friday, baixando o preço de venda da maioria dos itens do estoque. Com descontos de 30% a 50%, a gerente Cristina Turcarelli destaca que o final de semana pode servir para o consumidor antecipar as compras de final de ano. “As pessoas podem adiantar os presentes de amigo secreto ou do Natal. Com as promoções, ninguém ficará sem presente este ano”, comenta.

Ela explica que a Sport Shoes seguirá com as promoções até na terça-feira (30), fechando o mês com muitos descontos. “Antecipamos a Black Friday e já começamos desde o início da semana a oferecer peças selecionadas a preços menores. No decorrer desses dias tivemos muito movimento, com muitas pessoas vindo comprar presentes. Acredito que depois desse período difícil de pandemia, todos estão ansiosos para comemorar o Natal e presentear amigos e familiares”, finaliza.

Mesmo que a chuva que caiu sobre Lençóis Paulista na tarde dessa sexta-feira (26) tenha prejudicado a movimentação no comércio, a expectativa dos comerciantes é de que este sábado atraia mais compradores para a região central. A Acilpa divulgou que a Rua Quinze de Novembro será fechada para a colocação de brinquedos infláveis para as crianças. Animando as compras e o passeio das famílias, o cantor lençoense Helder Santos também se apresenta durante o evento.

Apesar dos descontos atrativos anunciados nas vitrines, que podem chegar a 80%, segundo as lojas, consumidores ouvidos pela reportagem de O ECO avaliam que a redução de preços nos produtos pesquisados tem ficado abaixo das expectativas para a ocasião. Mesmo assim, nessa sexta-feira, foi possível observar que a maioria não voltou para a casa de mãos vazias. Outros, no entanto, preferiram apostar nas compras pela internet. Confira no Fala Povo!

O que você tem achado das promoções da Black Friday?

“Não acho que valha tanto a pena, mas a gente compra. Nos anos anteriores os descontos eram muito melhores e as ruas ficavam muito mais cheias no período de Black Friday”, 

Sueli Aparecida de Souza

“Não acho que valha tanto a pena, mas a gente compra. Nos anos anteriores os descontos eram muito melhores e as ruas ficavam muito mais cheias no período de Black Friday”, 

Jenifer de Oliveira Soares

“Os sites estão ganhando das lojas. Fui olhar um produto e está uma diferença de quase R$ 100 entre o item no site e na loja física. Vou voltar de mãos vazias e comprar on-line”, 

Celso Gomes Leite


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques