Aos 86 anos, morre Renato Trecenti

Empresário, que fundou o Grupo Lwart ao lado dos irmãos, será sepultado neste sábado

Faleceu na manhã dessa sexta-feira (4), aos 86 anos de idade, o empresário Renato Trecenti, um dos fundadores do Grupo Lwart, atualmente Lwart Soluções Ambientais, empresa genuinamente lençoense, líder da América Latina em rerrefino de óleo lubrificante usado e única produtora de óleos lubrificantes básicos de alta performance do Grupo II.

Neto de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX, Renato Trecenti é um dos seis filhos que nasceram da união do casal Carlos Trecenti e Maria Guedes Ferreira Trecenti. Casado com dona Rosa Maria Cecilia Coneglian Trecenti, teve dois filhos, Fernanda e Carlos Renato, e três netos, aos quais O ECO manifesta seus profundos sentimentos de pesar.

Ao lado dos irmãos Luiz, Wilson e Alberto, Renato Trecenti fundou uma empresa de fabricação de peças e estruturas metálicas, a Trecenti Indústria e Comércio, que anos mais tarde, em 1975, daria origem ao Grupo Lwart, primeiro com a Lwart Lubrificantes, depois com a Lwarcel Celulose, que se tornaram importantes pilares da economia local, gerando milhares de empregos.

Em nota encaminhada à redação de O ECO pela assessoria de imprensa, a Lwart Soluções Ambientais comunica o falecimento do empresário “com profundo pesar”, lembrando que foi ele “quem vislumbrou o negócio de rerrefino de óleo lubrificante usado”, que se tornou a grande fórmula para o sucesso da companhia, uma das referências mundiais do segmento.

O breve texto, assinado pela Diretoria do Grupo Lwart, também cita que o senhor Renato Trecenti “deixa um legado imensurável de muito trabalho, dedicação e realizações”, certamente não apenas para as centenas de colaboradores da empresa como também para toda a família lençoense, que “agradece pelas manifestações de carinho neste momento de dor”.

Ao informar o falecimento a amigos próximos, o empresário Carlos Renato Trecenti, presidente do Conselho de Administração da empresa, disse que o pai “foi em paz” e falou do legado que ele deixa. “Estamos todos muito tristes, mas estamos bem. Meu pai teve uma vida plena, de muitas felicidades e realizações. Temos muito orgulho dele”, disse o empresário.

O prefeito Anderson Prado de Lima (DEM) também se manifestou por meio de nota enviada à reportagem pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, dizendo que “Os grandes nomes de Lençóis Paulista, através das suas memórias e dos seus legados, manterão o empreendedorismo como mola propulsora para a atual e para as futuras gerações”.

O chefe do poder Executivo também lamentou a grande perda para a cidade e se dirigiu aos familiares “Em nome do povo lençoense, registro pesares e condolências à família Trecenti e aos amigos. Oportunamente, também expresso o meu agradecimento pela vigorosa contribuição do senhor Renato ao desenvolvimento e progresso do nosso município”, disse o prefeito.

O empresário Renato Trecenti será velado a partir das 6h deste sábado (5), no Memorial Paraíso da Colina. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e prezando a segurança de todos, a família decidiu manter a cerimônia restrita apenas aos parentes e amigos próximos. O sepultamento está marcado para as 11h, no Cemitério Paraíso da Colina.

destaques