Adoçando a vida

Garota de 17 anos cria seu próprio negócio de doces e vê as vendas aumentarem durante a Páscoa

A Páscoa é popularmente conhecida por ser um feriado doce. Nesta época, supermercados costumam ficar repletos de chocolate das mais variadas formas, principalmente os ovos que simbolizam a data. O mesmo vale para os produtos artesanais, que também viram o foco dos profissionais que atuam na produção de doces, que, às vezes, sequer conseguem dar conta das encomendas que não param de chegar.

Íris Mirelly, que completou 17 anos na quarta-feira (30), começou muito nova, aos 13 anos, quando resolveu fazer cones trufados para vender em um congresso na igreja que frequentava. As vendas deram tão certo, que a atividade logo se tornou um pequeno negócio. “Na minha família há muitas crianças e, quando chegou a Páscoa, eu tive a ideia de fazer os ovos ao invés de comprar, porque era muito mais caro”, conta.

Os pais da jovem apoiaram a ideia e, naquele ano, compraram as formas de ovos e os materiais necessários. Foi um sucesso! Com o dinheiro que gastariam com os ovos prontos, conseguiram fazer tantos que tiveram que distribuir para a família toda. “Além de ter ficado mais barato, ficou uma delícia. Todo mundo que comeu me perguntou porque eu não começava a fazer para vender”, diz Íris.

A ideia ficou em sua cabeça por um ano e, na Páscoa seguinte, a garota resolveu colocar a mão na massa e comercializar os produtos. Os pais, que sempre incentivaram, a ajudaram a comprar os ingredientes necessários e a apoiaram durante a elaboração das receitas. “Eu ainda era muito tímida na época e não divulgava meu trabalho, então vendemos apenas para alguns amigos próximos e familiares”, explica.

Em 2021, Íris resolveu dar fim à timidez e investir nas redes sociais. “Comecei a divulgar mais, postando nos storys do Facebook e mostrando os materiais, os ovos prontos, as decorações. Por ser muito nova, ninguém acreditava que eu fazia, achavam que era a minha mãe. Mas agora estão conhecendo o meu trabalho e todos ficam surpresos com a qualidade”, afirma.

Íris conta que a I.M. Doces, seu pequeno negócio, é um sonho se tornando realidade. Desde muito pequena, a garota amava ganhar panelinhas de brinquedo e fingia que estava cozinhando. “Eu sempre gostei de cozinhar, principalmente doces. Hoje, me sinto feliz e realizada. Sempre falo que um dia vou abrir uma confeitaria”, afirma a jovem empreendedora.

Ela explica que não vende apenas ovos de Páscoa. Durante o restante do ano, a I.M. Doces também aceita encomendas de bolos de aniversário, trufas, docinhos, bolo no pote etc. As receitas são próprias e todas criações de Íris. “Eu não tenho medo de errar para conseguir fazer recheios novos. Sempre pesquiso e vou testando, combinando ingredientes que sei que vão dar consistência aos doces. Vou tentando até chegar em um resultado que agrada o meu paladar”, pontua.

Cuidando dos mínimos detalhes, a confeiteira não vende os produtos até ter certeza de que estão perfeitos. Ela também acredita que os produtos caseiros precisam ser valorizados. Nesta Páscoa, com a alta dos preços dos ovos nos mercados, uma pesquisa feita pela reportagem de O ECO apurou que os consumidores poderiam optar por comprar produtos caseiros, e Íris confirma o fato.

“Por causa da pandemia, eu achava que não ia ter muitas encomendas, mas tenho pedidos até para depois da Páscoa! As pessoas estão encomendando os ovos ainda, foi muito mais do que eu esperava. Acredito que isso acontece porque os ovos caseiros são produtos de qualidade e com preço inferior ao do mercado. Vem mais recheio, mais bombons, mais chocolate, e isso faz diferença para os consumidores”, explica.

Sua mãe, Ana Paula Lourenço da Silva, conta que se sente orgulhosa do que a filha conquistou. “Ela aprendeu a se organizar financeiramente e administrar o dinheiro para comprar as coisas que quer. A Íris também não pensa apenas no lucro, mas em quem vai comer os doces. Ela se preocupa em entregar produtos de qualidade e quer deixar o cliente satisfeito”, completa.

Para conferir o trabalho de Íris e encomendar seus doces, os clientes podem acessar seu Facebook (Íris Mirelly) ou contatar a I.M. Doces através do telefone (14) 99742-1685.

destaques