Erros comuns nas tentativas de emagrecimento

Emagrecer pode parecer, mas não é uma tarefa simples. Se evitarmos cometer alguns erros comuns ficará mais fácil alcançar seus objetivos:

– Dietas da moda: essas dietas não possuem nutrientes adequados e, na maioria delas, uma restrição muito severa de calorias, o que, num primeiro momento, vai te ajudar a perder peso, mas, como são insustentáveis, ao longo prazo causam o temido efeito sanfona. E logo vem a frustração, que aumenta a ansiedade, que aumenta a vontade de comer, que aumenta o peso.

“Mas funcionou com a amiga da cunhada da vizinha do meu colega de trabalho”. Sim, mas o grande erro não está na pergunta se ela funciona, mas sim por quanto tempo ela funcionou. Se seu objetivo é manter o peso ideal, com saúde, disposição e bem-estar e não alcançar ele por um mês e depois ver tudo se perdendo.

– Medicamentos para emagrecer sem acompanhamento médico adequado: devido à promessa de resultados milagrosos muitas pessoas acabam não se importando com os riscos ou com o efeito rebote futuro.

– Dietas restritivas: podem desacelerar seu organismo e, como não é possível manter uma dieta dessas por longos períodos, quando você retornar para uma dieta normal, irá ganhar mais peso do que foi perdido. Toda essa variação, além dos problemas de saúde, ainda irá contribuir para a formação de celulite, estrias e problemas de pele.

– Metas de longo prazo no curto prazo: não existem metas inatingíveis, apenas metas para longo, médio e curto prazos. Então, não tenha metas de longo prazo e espere resultados rápidos. Lembre-se, você não precisa ficar igual a modelo e sim estar saudável, satisfeita em se olhar no espelho, ter qualidade de vida.

– Não realizar atividades físicas: se você quer emagrecer de verdade e, o mais importante, se manter no seu peso adequado, irá precisar realizar atividades físicas.

– Acreditar que suplementos são mais do que apenas suplementos: pode parecer estranho, mas muitas vezes os suplementos são vendidos como fórmulas mágicas para este ou para aquele objetivo, mas lá vai o ‘spoiler’: não existe fórmula mágica.

– Se pesar o tempo todo em diferentes balanças e se preocupar demais com o peso: durante todo o dia, seu peso sofre diversas variações. É normal você acordar com um peso, durante a tarde ter outro e a noite outro totalmente diferente. Isso não significa que você engordou ou ganhou gordura. É apenas uma retenção de líquidos ou o efeito de uma refeição. Não se incomode com isso.


Viviane Covre

VIVIANE PINHEIRO COVRE – Formada em Nutrição pela USC (Universidade do Sagrado Coração), Viviane Pinheiro Covre tem experiência de mais de 15 anos na área, atuando em diversos segmentos, desde a parte pediátrica até a de nutrição esportiva. Praticante assídua de atividades físicas, a profissional lençoense aborda em seus artigos tudo o que envolve a saúde e o bem-estar.


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