Terceira Coluna 19

CHAPA MONTADA
DEM, PSL e PV encerraram na quinta-feira (10) as convenções da base situacionista, que definiram a pré-candidatura de Anderson Prado de Lima (DEM), prefeito de Lençóis Paulista, à reeleição. O encontro dos diretórios dos três partidos, realizado no UTC (Ubirama Tênis Clube), oficializou o vereador Manoel dos Santos Silva, o Manezinho (PSL), como vice na chapa majoritária.
SITUAÇÃO
Entre terça e quarta-feira, outros oito partidos confirmaram apoio à dupla: PSC, PSB, PSD, MDB, PL, Podemos, Avante e Solidariedade. Os dois últimos não devem lançar candidatos neste ano, mas somam tempo de rádio à coligação. Com a composição, a aliança que apoia Prado e Manezinho deve contar com cerca de 150 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal.
OPOSIÇÃO
Pelo lado da oposição, a base composta por PSDB, PROS, Cidadania, Patriota, PDT, PRTB e Progressistas, que dão sustentação à pré-candidatura do ex-prefeito José Antonio Marise (PSDB), que tem como vice o infectologista Marcelo Ranzani (PROS), deve apresentar à Justiça Eleitoral uma lista com aproximadamente 100 pessoas de olho em uma das 12 cadeiras do Legislativo local.
POR FORA
O PTB, dos ex-vereadores Celso Angelo Mazzini e Cleuza Spirandelli, espera ter pelo menos 12 filiados concorrendo no pleito do dia 15 de novembro. Já o PT, que na próxima terça-feira (15) deve oficializar a chapa majoritária com a dupla Jottha Gonçalves e Celso Jacon, projeta lançar entre seis e oito nomes. Somando tudo, serão cerca de 270 candidatos a vereador.
MACATUBA
No cenário regional, a vizinha Macatuba iniciou na tarde da quinta-feira (10) as convenções que definem as candidaturas e coligações. O primeiro partido a se reunir foi o Cidadania, que confirmou apoio ao ex-prefeito Tarcisio Abel (PTB), que tentará reassumir o controle do Paço Municipal 13 de Junho depois de decidir não concorrer à reeleição em 2016.
ACORDO
Tarcisio, que tinha apoio garantido apenas do Avante, conseguiu viabilizar o acerto com o Cidadania oferecendo como contrapartida o posto de vice em sua chapa. O escolhido foi o ex-vereador Carlos Augusto Maganha Vanni, o Carlinhos Vanni, que ocupou uma das cadeiras do Legislativo macatubense entre 2013 e 2016, mesmo período da gestão de Tarcisio como prefeito.
MAIS UM
Outro partido fechado com Tarcisio Abel é o Patriota, cujos representantes chegaram a negociar com outros candidatos, mas optaram pelo apoio ao projeto do ex-chefe do Executivo. A oficialização das pré-candidaturas majoritárias e proporcionais do principal bloco da oposição se completaria na noite dessa sexta-feira (11), justamente com as convenções de Patriota, Avante e PTB.
SOZINHO
O vereador Fabrício José Gino Pereira (PSD) também deveria ser anunciado oficialmente como pré-candidato a prefeito na noite dessa sexta-feira. Sem sucesso nas investidas que visavam costurar alianças com outras legendas para fortalecer sua candidatura, o parlamentar, que exerce seu primeiro mandato, deve acabar indo para o pleito apenas com a cara e a coragem.
SUSPENSE
Fabrício, que foi secretário de Esportes na gestão de Tarcisio Abel e é filho do ex-prefeito José Gino Pereira, o Zezo, que governou entre 2001 e 2004, vinha fazendo muito suspense em relação ao escolhido para completar a chapa ao seu lado. Existiriam pelo menos dois nomes bem aceitos para o posto de vice, mas o martelo só deveria ser batido na convenção de ontem.
IDEIA FIXA
Outro que vai para a corrida eleitoral macatubense sem coligação é o também vereador estreante Anderson Ferreira (PODE), que mesmo não tendo conseguido viabilizar apoio de siglas que estavam avulsas, tem se mantido firme na ideia de concorrer ao cargo máximo do Executivo em novembro. A convenção do Podemos acontece na manhã deste domingo (13).
REELEIÇÃO
Já o prefeito Marcos Olivatto (PL), deve oficializar sua pré-candidatura à reeleição na manhã deste sábado (12), novamente tendo ao seu lado o vice Amauri Bornello (PV). A base da situação também conta com o Solidariedade e o Republicanos, partido este presidido por José Bento de Jesus, o Zé buraco, que, curiosamente, foi o principal adversário de Olivatto em 2016.
SERÁ?
Segundo uma fonte consultada pela Terceira Coluna, existiria uma grande possibilidade de outros dois partidos que realizam suas convenções na noite da segunda-feira (14) confirmarem apoio à candidatura do atual prefeito, mas ainda não há nenhuma confirmação oficial. Um deles é o MDB; o outro é o PSB, este presidido pelo vereador Marcos Góes.
BOREBI
Na pequena Borebi, órfã do ex-prefeito Antonio Carlos Vaca, que faleceu no mês de junho, vítima da Covid-19, a chapa da oposição foi definida no último sábado (5). O Podemos havia divulgado há alguns meses que poderia ter três correligionários disputando as prévias para a escolha de seu pré-candidato a prefeito, mas a questão foi definida antes mesmo da convenção.
REVIRAVOLTA
O mais cogitado era o pastor Adilson Vera, que de 2013 a 2016 ocupou o cargo de vice na gestão do ex-prefeito Manoel Frias Filho, o Mané Frias (PL), mas a vaga acabou ficando com o também pastor Antonio Roberto Moreira, o Tonho, candidato a vice na chapa do mesmo Mané Frias nas eleições de 2016. Tonho terá como vice Fabrício Rodrigues, que era cogitado apenas como candidato a vereador.
OUTRO LADO
A definição oficial do lado da situação ocorre na manhã deste domingo (13), quando MDB, PSDB e PV se reúnem na escola Iracema Leite Silva para confirmar o ex-vereador Anderson Pinheiro de Góes, o Chiquinho (MDB), como pré-candidato a prefeito. O posto de vice deve ser ocupado pela ex-primeira-dama Leila Ayub Vaca, que também já foi prefeita da cidade por dois mandatos, entre 1997 e 2004.
AREIÓPOLIS
Em Areiópolis, o prefeito Antonio Marcos dos Santos, o Toni Cadete (PL), também anunciou sua pré-candidatura à reeleição na noite da quinta-feira (10), novamente com Antonio Carlos Príncipe, o Ciço (MDB), como vice. O adversário mais uma vez será Adriano Romualdo de Oliveira (CIDA), que no último sábado definiu o vereador José Eduardo Bitu (PSDB) como parceiro de chapa.

destaques

Golpe do WhatsApp faz vítima em Lençóis Paulista

Parecia uma moda passageira, mas os golpes que clonam o aplicativo do WhatsApp de usuários para roubar dinheiro se tornaram uma epidemia....

Rompimento com Santa Casa de Birigui não prejudicará funcionários

O serviço de urgência e emergência de Lençóis Paulista deve passar por uma nova transição nos próximos meses. Alvo da operação Raio-X,...

Sabatinas com os candidatos a prefeito começam na segunda

Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (21), O ECO promoveu o sorteio da ordem de realização das sabatinas com os...

Projeto transforma ipê-amarelo em árvore símbolo de Lençóis

Todo final de inverno e começo de primavera em Lençóis Paulista é marcado pelo show à parte dado pelos ipês. As árvores...

Lei define regras para regularizar chácaras

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista promulgou nesta semana a lei que possibilita a regularização das chácaras de recreio que foram implantadas...