Terceira Coluna 17

ACERTO
Na semana passada, a Terceira Coluna carimbou, com base em informações de fontes muito bem informadas, que a oposição havia batido o martelo em relação à escolha do infectologista Marcelo Ranzani, do PROS, para o posto de vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito José Antonio Marise (PSDB). Porém, a chapa deve ser confirmada apenas na semana que vem.
ENCONTRO
Mesmo que ainda não haja uma definição oficial, a informação foi corroborada pela participação do médico em uma reunião estratégica no último sábado, com a presença de Marise, da ex-prefeita Bel Lorenzetti, do dentista Márcio Santarém, presidente da sigla, do médico Norberto Pompermayer, do Cidadania, e do deputado federal Arnaldo Jardim, do mesmo partido.
CAMPANHA
Além de alinhar algumas estratégias, o encontro também serviu para dar start na campanha da dupla, ainda que de forma velada, pelas palavras do deputado Arnaldo Jardim, que teceu elogios a Marise em entrevista às rádios Ventura FM e Difusora AM, a primeira de João Carlos Lorenzetti, esposo de Bel; a segunda vendida por ele há algumas semanas para o empresário Eduardo Coneglian.
ALIANÇA
Agora, a novidade mais recente fica por conta de outros desdobramentos importantes desta corrida eleitoral, que tem como destino final a cobiçada Praça das Palmeiras. Ao que tudo indica, a definição da vez vem da chapa da situação e, caso a informação se confirme, a nova aliança demonstra a força do prefeito Anderson Prado de Lima (DEM), nos bastidores.
INVESTIDA CERTEIRA
Depois de convencer José Antonio Silva, o Neno (PSD), a desistir de concorrer ao cargo de prefeito para compor sua base como candidato a vereador, o atual chefe do Executivo, aparentemente, deu mais uma investida certeira para fortalecer suas bases. A informação é que houve uma reviravolta em uma reunião realizada na noite da última segunda-feira (24), após a sessão do Legislativo local.
ABRAÇOU O PROJETO
O encontro teria definido o acerto com mais um concorrente: Manoel dos Santos Silva, o Manezinho (PSL), que vinha despontando como uma provável terceira via, capaz de despolarizar a disputa entre Prado e Marise. Após sinalizar uma possível coligação com o Podemos, que traria como vice o vereador Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, Manezinho teria mudado a rota para ir ao encontro do projeto de Prado.
HORA DO JOGO
Fontes asseguram categoricamente. É dele o posto de vice na chapa do atual prefeito, que deve anunciar a parceria nos próximos dias. O jogo ainda está no início, muito longe de uma definição, porém, com mais uma movimentação bem-sucedida, Prado avança no tabuleiro. É o momento de rever as estratégias e Marise terá que saber movimentar muito bem suas peças a partir de agora.
CONHECE O NINHO
Exercendo seu quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Lençóis Paulista, Manezinho, ainda que fora da disputa principal, pode ter papel decisivo neste pleito, pois conhece como poucos o PSDB de Marise, partido ao qual esteve filiado até abril deste ano, quando decidiu migrar para o PSL justamente pelo desejo de se lançar candidato a prefeito.
PORTAS ABERTAS
Também é preciso considerar que ao levar Manezinho para seu lado Prado ganha um importante aliado para a continuidade de seu governo, se este for o desejo do eleitorado lençoense. Com abertura em muitos gabinetes em São Paulo e Brasília, pela relação de longa data com diversos deputados estaduais e federais, o vereador pode encurtar muitos caminhos para a Administração.
INCÓGNITA
Observando o cenário atual, outro ponto que merece atenção é que a escolha de alguém com o perfil de Manezinho, deixa claro a ideia de Prado de potencializar aquele que novamente pode ser o mote de sua campanha: a proximidade com o povo. Do outro lado, para quem acompanha a política local a pergunta da vez é: Qual será a estratégia de Marise com a escolha de Marcelo Ranzani? As respostas virão no seu tempo!
MACATUBA
Mudando um pouco de ares, este final de temporada pré-convenções também está quente na vizinha cidade de Macatuba. A janela para a escolha de candidatos e coligações se inicia na segunda-feira (31), e vai até o dia 16 de setembro. Enquanto as chapas não se definem oficialmente, as movimentações indicam que a cidade pode ter, de fato, quatro candidatos a prefeito.
4X4
Além de Marcos Olivatto (PL), atual chefe do Executivo e candidato natural à reeleição, quem está se preparando para chegar firme no páreo é seu antecessor, Tarcisio Abel (PTB). O vereador Fabrício Gino Pereira (PSD), filho do ex-prefeito José Gino Pereira, o Zezo, e Anderson Ferreira (PODE), também do Legislativo, são outros dois que estão dispostos a concorrer.
VARIÁVEIS
Tudo indica, pelo menos até aqui, que a disputa será polarizada entre Olivatto e Tarcisio, com Anderson e Fabrício correndo por fora. Mas o peso de cada campanha pode mudar na balança eleitoral de acordo com as alianças que cada um dos concorrentes conseguir viabilizar. Muitas conversas estariam ocorrendo com os partidos que só devem lançar candidatos a vereador.
BASES
O que se sabe é que Anderson e Fabrício, por enquanto, estão sozinhos com suas respectivas legendas, o que pode dificultar as coisas para ambos. Tarcisio, além do PTB, teria acerto garantido apenas com o Avante. Já Olivatto, soma ao PL o apoio do PV, de seu vice, Amauri Bornello, e do Republicanos, partido curiosamente presidido por seu principal adversário em 2016, José Bento de Jesus, o Zé buraco.
CONVERSAS
Com muitas siglas na pista, o xaveco deve ser intenso nos próximos dias, inclusive com o cargo de vice como moeda, já que apenas Olivatto tem um parceiro certo. Enquanto isso, muitos seguem ansiosos para saber o que vai dar. Uma coisa é fato: Quem tiver mais êxito na construção dos alicerces de sua candidatura sairá um passo na frente de seus adversários.
NA REDE
Mas, calma, sair na frente é importante, mas não significa chegar primeiro. A campanha eleitoral, apesar de curta, sempre reserva muitas surpresas. Neste ano, em meio à pandemia do novo coronavírus e todas suas implicações, tudo será atípico, com a internet, sobretudo as redes sociais, exercendo papeis decisivos na definição dos novos representantes do povo.

destaques

Golpe do WhatsApp faz vítima em Lençóis Paulista

Parecia uma moda passageira, mas os golpes que clonam o aplicativo do WhatsApp de usuários para roubar dinheiro se tornaram uma epidemia....

Rompimento com Santa Casa de Birigui não prejudicará funcionários

O serviço de urgência e emergência de Lençóis Paulista deve passar por uma nova transição nos próximos meses. Alvo da operação Raio-X,...

Sabatinas com os candidatos a prefeito começam na segunda

Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (21), O ECO promoveu o sorteio da ordem de realização das sabatinas com os...

Projeto transforma ipê-amarelo em árvore símbolo de Lençóis

Todo final de inverno e começo de primavera em Lençóis Paulista é marcado pelo show à parte dado pelos ipês. As árvores...

Lei define regras para regularizar chácaras

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista promulgou nesta semana a lei que possibilita a regularização das chácaras de recreio que foram implantadas...