Propaganda eleitoral no rádio começou na última sexta (9)

ASSUNTO DA VEZ

No último dia 27 de setembro teve início o período de campanha eleitoral. E, como não poderia deixar de ser, a política tem sido o assunto da vez entre boa parte dos habitantes dos mais de cinco mil e quinhentos municípios brasileiros, que vão às urnas no dia 15 de novembro.

IMPUGNAÇÃO

No âmbito local, certamente um dos assuntos que mais repercutiram na semana foi a ação de impugnação de registro de candidatura do ex-prefeito José Antonio Marise (PSDB), que concorre novamente ao cargo máximo do Executivo lençoense, em chapa que traz o infectologista Marcelo Ranzani (PROS), como vice.

SAIU?

O pedido foi apresentado na última sexta-feira (2), pelo promotor Neander Antônio Sanches, responsável pelo Ministério Público Eleitoral da 161ª Zona Eleitoral. No documento, encaminhado à Dra. Natasha Gabriella Azevedo Motta, um dos pontos citados pelo promotor foi a ausência de prova de desincompatibilização do serviço público.

CEAGESP

Lembrando que Marise ocupava o cargo comissionado de gerente de entrepostos na Ceagesp de Bauru e estaria inelegível sem o afastamento dentro do devido tempo estabelecido para a função, que, de acordo com a Lei Eleitoral, é de quatro meses antes da data fixada para as eleições.

FICHA LIMPA?

Outro questionamento do promotor foi em relação a não apresentação de “Certidão da Justiça Estadual de Primeiro Grau pelo ex-prefeito. O documento, basicamente serve para comprovar que o candidato não tem pendências judiciais que o impeçam de concorrer a cargo pretendido.

DEFESA

Na segunda-feira (5), os advogados do candidato haviam protocolado a contestação acompanhada dos documentos ausentes. Em relação à certidão judicial, Marise disse à reportagem que o documento já tinha sido apresentado e atribuiu sua ausência a alguma falha no sistema.

NÃO PRECISA?

Sobre a desincompatibilização, o ex-prefeito revelou que não entendia isso como algo necessário, pois seu afastamento da Ceagesp ocorreu no dia 12 de março por meio de exoneração e não de afastamento. Como o entendimento do promotor foi diferente, a tal comprovação foi enviada.

SURPRESA

Quem também foi pego literalmente de surpresa com outra ação de impugnação de registro de candidatura foi o ex-vereador Celso Angelo Mazzini, o Dé Mazzini, candidato a prefeito pelo PTB, que tem como vice a também ex-vereadora, Cleuza Spirandelli, do mesmo partido.

NADA A VER

Contactado na manhã da segunda-feira, ele sequer estava sabendo da ação, protocolada na quinta-feira passada. No seu caso, o promotor eleitoral também questiona a não apresentação de prova de desincompatibilização, mas o candidato afirma que está fora do serviço público desde o final de 2016.

STAND BY

Segundo ele, seus últimos vínculos foram entre 2005 e 2007, como assessor na Câmara Municipal, e entre 2009 e 2016, como coordenador de esportes na Prefeitura Municipal. Diferentemente de Marise, Dé Mazzini disse que foi orientado por seu advogado a reunir os documentos e esperar uma notificação oficial.

AGORA VAI

Os quase 550 candidatos que disputam os cargos de prefeito, vice e vereador nas quatro cidades da área de cobertura de O ECO passaram a contar nessa sexta-feira (9) com espaço oficial para a divulgação de suas propostas, principalmente os que concorrem ao Executivo.

NO RÁDIO

Isso porque teve início do período de propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio – apenas no rádio nas cidades que não contam com canais de TV aberta, como no caso de Lençóis Paulista, Macatuba Areiópolis e Borebi. A transmissão acontece até 12 de novembro, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. 

SINTONIA

Os partidos também têm espaço para pequenas inserções na programação. Em Lençóis Paulista, a transmissão acontece no AM, pela Difusora 1010, e no FM pela Ventura 90,1 e RM 87,9. Nas outras cidades, a veiculação acontece no FM pelas rádios HOT 107,7, em Macatuba; Shalom 87,9, em Areiópolis; e Fama 87,9, em Borebi.

BANCADA

A distribuição do tempo de propaganda é feita de acordo com a representatividade de cada partido na Câmara dos Deputados, levando-se em conta o resultado das eleições de 2018. Logo, as coligações que reúnem maior número de legendas com bancadas expressivas levam vantagem.

METADE…

De acordo com o cálculo de tempo feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Lençóis Paulista, o prefeito Anderson Prado (DEM), que tem o vereador Manezinho (PSL) como vice, é o que tem mais tempo de rádio por conta da representatividade dos partidos de sua coligação. Ao todo serão 05m05s por programa.

…DO TEMPO

O ex-prefeito Marise tem 02m57s. O terceiro maior tempo é de Jottha Gonçalves, que integra a chapa do PT com Celso Jacon, com 01m28s. Já Dé Mazzini, tem apenas 00m28s de tempo. Mesmo somando-se os tempos dos adversários, o prefeito Prado leva vantagem.

BOREBI

Em Borebi, que também integra a 161ª Zona Eleitoral, Anderson Pinheiro de Góes, o Chiquinho (MDB), que disputa as eleições com a ex-prefeita Leila Ayub Vaca (PSDB), no posto de vice, tem 07m40s contra 02m19 de Antonio Roberto Moreira, o Tonho, candidato pelo Podemos ao lado de Fabrício Rodrigues.

AREIÓPOLIS

Em Areiópolis, que integra a 129ª Zona Eleitoral, com sede em São Manuel, o prefeito Antonio Marcos dos Santos, Toni (PL), e seu vice, Antonio Carlos Príncipe0, Ciço (MDB), têm 06m13s de tempo. Já Adriano Romualdo de Oliveira (CIDA) e José Eduardo Bitu (PSDB), têm 03m46s.

MACATUBA 1

Finalizando, em Macatuba, que é subordinada à 86ª Zona Eleitoral, com sede em Pederneiras, o prefeito Marcos Olivatto (PL) e seu vice Amauri Bornello (PV), dominam o tempo de rádio com 05m54s. O segundo maior tempo é da chapa do PSD, composta pelo vereador Fabrício Gino Pereira e Aline Ronque, que tem 01m36.

MACATUBA 2

O ex-prefeito Tarcisio Abel (PTB), que tem no posto de vice o ex-vereador Carlinhos Vanni (CIDA), ficou com 01m34s de tempo. Já o vereador Anderson Ferreira, que concorre pelo Podemos ao lado do empresário Claudinei Moraes, tem apenas 00m54s de propaganda eleitoral.

destaques

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...