Dicas para turbinar seu corpo e mente nesta quarentena

Se existe uma verdade popular incontestável é a de que nos acostumamos facilmente com tudo o que é bom. Nosso cérebro é mestre em sabotar o organismo e nos fazer reféns de vários caprichos. Mas não tem nada melhor do que se render a tudo o que é prazeroso, certo? Errado. É aí que mora o perigo. Às vezes, alguns hábitos inofensivos nos induzem ao comodismo. Isso pode se tornar um vilão de grande potencial, sobretudo nestes tempos de quarentena em que tanta gente está mais reclusa em casa. Da falta de exercícios à perda de habilidades básicas, como leitura e escrita, as consequências podem ser prejudiciais se estes caprichos virarem preguiça. Se identificou? Que tal ler as dicas a seguir, driblar a vontade de não fazer nada e garantir uma mente e um corpo saudáveis? Confira:
LER É UMA ARTE, ENRIQUECER O VOCABULÁRIO FAZ PARTE!
A leitura é tão benéfica para a mente quanto a água é para o corpo. Ela limpa e proporciona fluidez as nossas ideias. Quem lê regularmente absorve, sem perceber, a forma correta de construir orações e, de quebra, enriquece o vocabulário. Já parou para pensar que as redes sociais estão acabando com nossa paciência para ler textos maiores? Não se renda, leia ao menos uma notícia por dia. Você vai ver que o interesse pela leitura será uma questão de tempo.
EXERCÍCIO FÍSICO, PARA QUE TE QUERO?
Para que fazer exercício físico se é melhor ficar largado no sofá, vendo séries e comendo gordices? Vou te dar três motivos indiscutíveis para começar a se exercitar: seu corpo irá ficar em forma para o verão 2021. Seu humor vai melhorar devido a maior produção de serotonina e endorfina – neurotransmissores do bem estar (se te chamam de ranzinza essa é uma boa saída!). E, por último, por estar mais saudável, suas chances de bater as botas cedo diminuem, já que seu sistema imunológico vai aumentar. Bora se exercitar?
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA É PARA CURTIR E COMPARTILHAR
Aquela ideia de que o pé na jaca era só aos fins de semana morreu de velha. Todo dia as redes sociais sofrem um bombardeio de gordices e nós somos o gado desse mau costume. Comida gordurosa, doces, lanches e besteiras só fazem seu organismo regredir. As consequências serão sentidas no futuro, isto é, se você chegar lá. Longe de mim ter um tom ameaçador, o assunto é sério por si só. Nosso corpo é uma máquina, se não fizermos manutenção, ele irá quebrar antes do tempo. Dê preferência a verduras, legumes, frutas e cereais. Sua engrenagem vai agradecer!
CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS!
Em épocas de wi-fi até no banheiro não existe desculpas para mente preguiçosa. Várias universidades ao redor do mundo disponibilizaram cursos on-line gratuitos nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, museus criaram visitas on-line 360º nas quais é possível conhecer obras de arte e história pela tela do celular. Quer mais mamata que isso? Aproveite o tempo livre e vá estudar. O conhecimento é a saída para muitos males deste mundo, vai por mim.
MEDITAÇÃO, GRATIDÃO E FÉ
Se você é adepto do budismo, catolicismo ou é evangélico, não importa. Em situações de ansiedade, como nesta pandemia, é essencial manter o equilíbrio. Estar em paz consigo mesmo tem sido um desafio para muita gente, principalmente porque muitos estão isolados da família. Para curar essa angústia diante do futuro incerto, faça meditações e orações. Tire um tempo do seu dia a dia para ser grato. Grato por tudo o que tem, pela família, pela vida. Pelo que ainda vai acontecer de bom, porque é fato: vai acontecer, no momento oportuno. Quando juntamos fé e gratidão, nossa mente e nosso coração recebem reforço para continuar. 
Espero que você saia desta quarentena mais forte do que entrou, mais sábio e racional. Mais preparado para seguir em frente. Aproveite estas dicas, bom foco pra você!
SIGA O SAULO NAS REDES SOCIAIS: Facebook | Instagram

destaques

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...