Rapidinhas Sem Neuras

Olá, pessoal! Tudo bem? Estamos de volta com nossa coluna Gineco Sem Neuras, falando dos mais variados assuntos sobre a saúde da mulher. Mande sua pergunta para mim!

Nesta edição, teremos uma série de perguntas sobre diversos temas, que vou responder de forma bem breve, só para dar um gostinho! Se alguma atrair sua curiosidade, me mande uma mensagem que eu desenvolvo o assunto nos próximos textos.

“Posso tomar anticoncepcional para melhorar acne?” Pode, mas procure um médico capacitado para ver se essa é a melhor opção de tratamento para você, pois tem vários outros tipos. E lembre-se que o anticoncepcional tem efeitos colaterais indesejados!

“Tenho muito corrimento, como resolver?” Precisa ver se esse corrimento é realmente um problema ou se é algo natural do seu organismo. Se for uma alteração, existem métodos caseiros, pomadas ou até comprimidos para resolver.

“Gosto demais de sexo, é normal?” Depende. Se você apenas gosta muito e faz muito, mas isso é prazeroso e tranquilo, sem problemas. Agora, se é como uma obrigação, se você precisa transar para melhorar sintomas de ansiedade, se isso prejudica sua qualidade de vida, aí tem algo errado.

“Sexo oral sem proteção pode passar doenças?” Não é tão comum acontecer, mas tem risco sim. Não só HIV/AIDS, hepatites, mas outras infecções também. Proteja-se sempre!

“Quando devo tomar a pílula do dia seguinte?” Apenas como uma emergência, nunca como um método de uso rotineiro. Lembrando que, apesar do nome popular, não deixe para tomar no dia seguinte! Quanto mais rápido tomar, mais chance de dar certo.

“Como sei se meu bebê já passou da hora de nascer?” É simples: não existe isso de passar da hora de nascer. Tem que ir acompanhando a gravidez e cuidar para não nascer antes da hora, não ter o parto antecipado, isso sim. Um bebê saudável em uma gravidez normal somente vai entrar em trabalho de parto quando for a hora certa de nascer.

“Sou vegetariana e quero engravidar, preciso voltar a comer carnes?” Não! É perfeitamente possível ser uma gestante saudável sem precisar comer carne nenhuma. Invista em um bom cardápio, bem completo, e, se precisar, tome suplementos vitamínicos.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas questões frequentes que recebo. Aguardo mais perguntas!

Até a próxima 🙂


Octavio Legramandi

OCTÁVIO LEGRAMANDI – Formado em Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Dr. Octávio Legramandi é um defensor incondicional da humanização dos partos e da medicina em geral, principalmente no que diz respeito à saúde da mulher. Nesta coluna, ele aborda assuntos variados e de interesse do público feminino.


SIGA O OCTÁVIO NAS REDES SOCIAIS: Facebook | Instagram

destaques

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...

Lençoenses lançam Art:Cidade

O artista audiovisual Lucas Dias Batista e o jornalista Júnior Placca lançaram na última terça-feira (17) o projeto Art:Cidade - uma vitrine...