Kindle: vale a pena comprar um leitor digital?

Uma das perguntas que mais me fazem na vida é: “Mari, vale a pena comprar um leitor digital?”. Há alguns anos, a possibilidade de ter um livro eletrônico, popularmente conhecido como e-book, era praticamente considerada heresia. Quando os modelos de e-readers começaram a engatinhar no Brasil, essa questão era amplamente discutida pelos amantes da literatura. Perdi a conta de quantas vezes eu ouvi: “Prefiro pegar o livro, ler no papel”… Eu mesma fui uma defensora disso por um tempo.

No entanto, digo que as coisas mudaram bastante ao longo dos anos. Eu tive meu primeiro Kindle lá por meados de 2011. Ele mal era conhecido aqui no Brasil e, muito menos, fácil de ser encontrado. A princípio, eu queria utilizá-lo para ler as minhas fanfics preferidas (o que é fanfic?, você está pensando. Este assunto fica para outro artigo!). Eu as puxava da internet, jogava no Word e convertia o texto para o arquivo compatível ao leitor digital. Olha a pequena Produtora Editorial nascendo aí!

Esta era minha principal ‘desculpa’ para ter um Kindle, pois eu ainda não tinha contato com os famosos e-books. Quando tive… foi um caminho sem volta. Hoje, tenho um Kindle mais moderno. Já existem vários modelos disponíveis e uma infinidade de livros digitais. Sofro do problema de falta de espaço para guardar os livros físicos no meu quarto, então, acabo comprando vários digitais.

Posso dizer que tenho duas bibliotecas: a de livros de papel e a de caracteres digitais. Além de comprar os e-books, também assino a plataforma Kindle Unlimited, que nada mais é do que um acervo de milhares livros por meio de uma plataforma de streaming, como a Netflix, por exemplo. Virei tão adepta deste universo que, ao pensar em publicar meu conto mais recente, não tive dúvidas de que colocá-lo na loja da Amazon seria o caminho mais viável.

Ainda está em dúvida se o Kindle é um bom investimento? Existem outras vantagens! A princípio, o dispositivo assusta por conta do preço. No entanto, a longo prazo, acaba sendo um objeto de bastante uso e é possível armazenar muitos livros. Tê-los em formato e-book gera menos ocupação de espaço físico e é mais fácil de carregar de um lugar para o outro por ser muito leve.

Outros fatores importantes: por mais que se trate de uma tela digital, a mesma foi criada de uma forma que a visão não seja agredida. É a tecnologia chamada e-ink, ou ‘tinta eletrônica’. O visor do dispositivo pode ou não ter luz de fundo, depende da funcionalidade de cada aparelho, mas, de novo: ela não será um problema para os seus olhos. Precisa de mais uma justificativa? Por último, um argumento extra: você pode adequar as letras para o tamanho ou tipografia de sua preferência! Chega de sofrer com as letras pequenas demais.

Se continua em dúvida se vai ou não se adequar a este novo formato de leitura, fica uma dica: o aplicativo Kindle também está disponível para smartphones e é gratuito para download – você só paga pelo e-book que vai ler. E, se você ainda não quer gastar com e-books no momento, pode baixar alguns gratuitos que o site da Amazon disponibiliza que são, em sua maioria, clássicos da literatura. Faça o teste e me conte o que achou, combinado? Agora, se me der licença, vou terminar de ler o meu e-book que vai ser tema do próximo artigo!


Mariana Zillo

MARIANA ZILLO – Formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi, Mariana Zillo é uma lençoense apaixonada por tudo que envolve a literatura. Coincidência ou não, foi na “Cidade do Livro” que se tornou não apenas uma leitora voraz, mas também uma talentosa escritora. Nesta coluna, ela apresenta suas experiências e percepções sobre este universo encantador.


SIGA A MARIANA NAS REDES SOCIAIS: Facebook | Instagram

destaques

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...

Anaísa Portes Ramos é pioneira na cirurgia robótica no interior

Primeira cirurgiã robótica no interior do estado de São Paulo, a médica Anaísa Portes Ramos, nascida em Lençóis Paulista, é formada em...