Pequeno grande motivo para comemorar

O ECO acompanha mensalmente a evolução do nível de emprego formal em Lençóis Paulista e demais cidades da microrregião e, como todos têm visto, os últimos tempos têm sido muito positivos para a cidade, que já acumula 13 meses consecutivos de alta, sem contar os diversos recordes batidos desde o início do ano passado.

Não é novidade que o cenário econômico favorável é, em grande parte, reflexo do megaempreendimento de expansão da Bracell, adquirida em 2019 pelo grupo asiático RGE (Royal Golden Eagle) junto à família Trecenti, ainda com o antigo nome de Lwarcel. Mas os números revelam que outros setores têm se destacado.

Além da construção, da indústria e do setor de serviços, direta e indiretamente ligados ao projeto citado, o comércio tem começado a se destacar e já demonstra sinais de recuperação depois de meses tenebrosos trazidos pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavirus (Covid-19).

Segundo dados do Caged, publicados na semana passada pelo Ministério da Economia e contextualizados nesta edição, as empresas do setor registraram superávit de 103 ocupações em maio, o que fez com que o saldo acumulado no ano chegasse a 111 postos de trabalho, maior alta dos últimos meses.

Profissionais da área atribuem o bom desempenho às flexibilizações que vêm sendo anunciadas gradativamente e, como as medidas que visam frear o avanço do contágio tendem a diminuir de acordo com o avanço da vacinação, a expectativa é de que os números sigam em alta até o final do ano.

Ainda é cedo para projetar um cenário pós-pandemia, pois ela ainda está longe de acabar e, mesmo com toda a população vacinada, levará um bom tempo para que tudo volte à normalidade – há quem diga que nunca mais voltará. Entretanto, qualquer sinal de recuperação, ainda que modesto, deve ser comemorado.


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques