Relacionamento frio, dúvidas sobre sexo anal e perda do apetite sexual

Amo minha esposa, mas nosso relacionamento esfriou e quase não fazemos mais sexo. Acabei me envolvendo com uma amiga e agora estou tendo um caso. Não quero terminar meu casamento, mas queria recuperar a vida sexual que a gente tinha. O que faço? J.P.F, 39 anos.

Ao longo de um relacionamento fases diferentes podem acontecer. Quando as coisas vão bem com o casal, é natural que sintam uma conexão especial e desfrutem de um grande desejo de estar próximo e de compartilhar as miudezas do dia a dia. A distância emocional pode acontecer por diversos motivos. Pode ser por desentendimentos sobre questões da vida: uma demanda aumentada no trabalho, rotina com as crianças, problemas de saúde na família, dificuldades financeiras.

Mas, independentemente das causas, o primeiro sinal é a diminuição das conversas e confidências, ou seja, acontece uma série de desentendimentos sobre assuntos do cotidiano sem que um escute com atenção o que o outro diz. Com a insatisfação mútua, a desconexão emocional acontece e a insatisfação aumenta. A partir daí, muita coisa pode acontecer, inclusive a busca de uma terceira pessoa para se conectar e compartilhar a vida.

Se você a ama e gostaria que o relacionamento retomasse o viço que tinha antes, busque conversar com ela e, caso não consiga, uma terapia de casal é super recomendada para resolver os conflitos e dissolver as mágoas. Se há amor, a probabilidade de uma aproximação muito mais intensa e profunda pode ser ainda maior, pois a terapia de casal proporciona um grande aprendizado sobre relacionamentos.

Gostaria de fazer sexo anal, pois meu namorado me pede muito, mas sempre que tentamos a dor é muito forte. Tem como melhorar isso? M.G. 38 anos.

A mulher geralmente faz sexo anal para dar prazer ao parceiro. Por saber que é uma posição sexual muito desejada pelos homens, ela se esforça no sentido de aprender a fazer sem dor. Para algumas é prazeroso, mas dói, às vezes sangra e é até constrangedor, dependendo da situação, mas para outras não dói tanto e ela conseguem achar delicioso satisfazer o parceiro. Por isso, toda vez que alguém me pergunta sobre o assunto, eu respondo: aprenda mais antes de tentar! Um dos segredos é que a mulher precisa estar relaxada e ter confiança no homem. No momento da penetração deve estar excitada e bem engajada no ato. Também é importante usar um lubrificante à base de água. E, finalmente, confiar que ele faça a penetração lentamente e com pausas para que possa relaxar. Mas se você não deseja fazer, isso é um direito e nem por isso o sexo será menos prazeroso.

Tenho 32 anos e nenhuma vontade de transar. Quais as causas dessa falta de desejo? T.M.S, 32 anos.

A falta de desejo ou o desejo sexual hipoativo pode ter inúmeras causas e tem alta prevalência entre as mulheres. Devemos considerar a história sexual e história de vida e, se for o caso, encaminhar para o exame físico geral e pélvico e testes laboratoriais tanto para disfunções sexuais masculinas como as femininas. A experiência sexual prévia negativa e traumas por violência sexual, como abuso sexual na infância e estupro, são fatores que devem ser considerados, assim como o uso de alguns medicamentos. O mais indicado é buscar ajuda de um profissional que seja especialista em Sexualidade Humana para que receba a melhor orientação e/ou tratamento.


Salete Cortez

SALETE CORTEZ – Formada em Psicologia com especialização em Sexualidade Humana pela USP (Universidade de São Paulo) e em Ciência Psicológica pela Universidade do Minho (Portugal), Dra. Salete Cortez compartilha nesta coluna sua experiência de mais de 30 anos na área, publicando suas reflexões e esclarecendo dúvidas dos leitores sobre sexualidade e relacionamentos.


FALE COM A DRA. SALETE CORTEZ: Facebook | WhatsApp

destaques

Homem de 47 anos morre afogado

Um homem de 47 anos morreu afogado na tarde desse último domingo (18). A fatalidade foi registrada por volta das 17h em...

Termina hoje (19) prazo para rematrícula de alunos na rede estadual

Depois de prorrogado, termina hoje (19) o prazo para rematrícula para o ano letivo de 2021. A solicitação pode ser feita pelo...

Mesmo em meio à pandemia, Lençóis abre 2.658 vagas de emprego em 2020

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) segue afetando drasticamente a economia do Brasil, principalmente em relação ao mercado de trabalho, mas Lençóis...

Inadimplência cresce quase 20% na pandemia

O valor total da inadimplência registrado de abril a setembro deste ano, meses marcados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi 19,8%...

Dia D de vacinação contra a poliomielite mobiliza região

Crianças e adolescentes estão convocados a participar da Mobilização Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que tem seu Dia D marcado para...