Fim do apetite sexual e dúvidas em relação à sexualidade

Amo meu marido, mas não tenho mais apetite sexual. Ele sempre me procura, porém, nas poucas vezes em que transamos, não sinto prazer. Ultimamente, ele tem percebido e se incomodado. O que devo fazer? M.B.C., 62 anos.

Na forma como descreve os fatos já está implícito que até então você sentia desejo e a sintonia entre você e seu parceiro era boa. Quando diz que não sente mais desejo, imagino que houve alguma mudança para que isso acontecesse e que não foi causada pela diminuição da qualidade do relacionamento entre vocês. Parece algo mais fisiológico, que aos 62 anos pode realmente ocorrer devido às alterações hormonais próprias da idade.

A depressão é fortemente associada à diminuição do desejo sexual, além de conflitos conjugais e de certos medicamentos. A idade é uma variável importante. Envelhecimento e menopausa afetam a responsividade sexual feminina, tanto que, do início ao final do climatério, a prevalência de alguma disfunção sexual chega a duplicar. Será muito importante que, junto com seu ginecologista, investigue como estão os hormônios e a saúde de forma global.

Doenças crônicas, desordens hipotálamo-hipofisárias, diabetes, insuficiência adrenal ou renal crônica, esclerose múltipla, hiperprolactinemia são condições que têm sido associadas à diminuição do desejo sexual. 

Também é importante ressaltar que a diminuição do desejo ocorre mais frequentemente nas mulheres que estão em relacionamentos mais longos. Por outro lado, entre aquelas que relatam maior satisfação com seu parceiro ou que valorizam mais a vida sexual, a diminuição do desejo é menos provável.

Resgatar o seu desejo é importante e é necessário que haja dedicação para entender o que está acontecendo a nível físico, mas pode ser uma ótima oportunidade para conversar com seu parceiro e ambos buscarem ressignificar a qualidade da vida, o cuidado mútuo, os passeios só para o casal, procurando, assim, não ficarem somente no papel de avós ou de pais, mas resgatarem o amor fazendo acontecer novos momentos especiais entre os dois.

Acabei de terminar um relacionamento de oito anos e acho que estou apaixonada por uma amiga homossexual. Sempre me vi como hetero, mas estou confusa. Virei gay? M.G.S., 37 anos.

Um relacionamento de oito anos é um bom tempo. Aos 37 anos, geralmente sentimos, pela primeira vez, que os quarenta estão chegando e a pressão que a idade traz faz com que procuremos entender o que vale a pena e o que realmente desejamos viver daí para frente. Também é comum pensar que, até então, se fez tudo como manda a sociedade, mas que a partir de agora irá guiar-se baseada nos próprios desejos. A vida é uma caminhada grande, não linear e com muitos capítulos. Uma amiga, nos momentos mais escuros, pode realmente ser um bálsamo e, dependendo da maneira como terminou o relacionamento, pode ainda estar decepcionada, ferida, cansada, desiludida e carecendo de cuidados.

O fato de sentir que pode estar apaixonada por uma amiga homo pode significar que você está recebendo a atenção que precisava neste momento e que não quer abrir mão disso. Muitas vezes, a mulher, até então heterossexual, se envolve com uma amiga gay e depois volta a ter relações afetivas e sexuais heterossexuais. Não penso que deva estar preocupada se o seu desejo ampliou, mas deve buscar entender se ficará bem depois que o relacionamento terminar. Também é importante entender que, quando você se recuperar emocionalmente, o desejo de estar com ela pode diminuir e a vida prosseguir. Mas também há a possibilidade de você ficar bem numa relação homoafetiva. O mais importante é a qualidade da relação e não a direção do desejo.


Salete Cortez

SALETE CORTEZ – Formada em Psicologia com especialização em Sexualidade Humana pela USP (Universidade de São Paulo) e em Ciência Psicológica pela Universidade do Minho (Portugal), Dra. Salete Cortez compartilha nesta coluna sua experiência de mais de 30 anos na área, publicando suas reflexões e esclarecendo dúvidas dos leitores sobre sexualidade e relacionamentos.


FALE COM A DRA. SALETE CORTEZ: Facebook | WhatsApp

destaques

Bracell realiza operação de trânsito para transporte de grandes peças

O Projeto Star, obra de expansão da Bracell, em Lençóis Paulista, deve receber nesta sexta-feira (27) peças de equipamentos para a nova...

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...