Coaching em Liderança: transformação em tempos desafiadores

Planejamentos foram traçados para 2020 com base em estruturas sólidas de um ano em ascensão, mas o inesperado abalou com a grande maioria das estruturas, deixando o comércio de portas fechadas.

Um enorme buraco negro surgiu e todos que estavam ao redor deste buraco eram devorados deixando para trás prejuízos imensuráveis para as empresas, fornecedores, consumidores e, principalmente, os profissionais envolvidos e suas famílias.

Em meio a tanto sofrimento e dificuldade, é fácil eu chegar e dizer que precisamos nos reinventar nas adversidades, que em momentos de dificuldade geramos novas oportunidades, que devemos canalizar nossos desafios para novos modelos de ação para resultados diferentes. Mas como se reinventar quando está ferido? Como empreender se tudo o que planejou não tem mais uso?

Foi pensando nas aflições de um percentual maior de empresas e profissionais que se sentiram lesados pelos efeitos da pandemia que eu trouxe uma ferramenta para um início de transformação. A intensão, aqui, não é dizer que essas ações transformarão 100% seus negócios, mas te deixar um pouco mais preparado para um novo normal.

E como funciona esta ferramenta? Reúna-se periodicamente com seus pares, líderes ou liderados e escreva e compartilhe: qual o seu maior desafio, dilema ou problema em seu dia a dia de negócios? Lembre-se que sempre é preciso definir um tema somente para ser mais efetivo.

A partir desta pergunta e do compartilhamento do desafio para o grupo todo, peça para que cada pessoa envolvida na reunião escreva uma pergunta que leve este desafio a um questionamento e a uma ação. Para que a dinâmica gere um engajamento e crescimento, pontue as melhores perguntas que levam a novas ações e mãos à obra.

Um exemplo da dinâmica na prática seria:

1 – Meu desafio: “preciso engajar mais minha equipe de vendas em tempos de pandemia”.

2 – Equipe e pares lhe entregam perguntas poderosas como: “Como pensa sua equipe comercial?”, “Você sabe qual atividade cada profissional vai desempenhar?”, “Como seria uma abordagem segura nos tempos de pandemia?”.

A dinâmica trará uma transformação na forma de pensar e proporcionará agilidade para novas estratégias.

Agora pratique criando este novo hábito em seu time, somente a prática leva à perfeição! Então não perca mais tempo, transforme sua capacidade de liderança e vá para cima!


Bruno Baleche

BRUNO BALECHESócio-fundador e CEO da Efocco Instituição de Ensino, sócio-fundador da Focus Gestão Ocupacional e sócio da SIS Tecnologia, Bruno Baleche é formado e Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e possui diversas especializações nas áreas de Marketing e Liderança. Nesta coluna, trata de temas relacionados ao desenvolvimento pessoal.


SIGA O BRUNO NAS REDES SOCIAIS: Facebook | Instagram | Youtube

destaques