Secretaria de Esportes retoma Campeonato Amador em outubro

Reunião marcada para a terça-feira (14) define detalhes com representantes das equipes

Depois de mais de um ano e meio de paralisação total, as competições oficiais do futebol amador de Lençóis Paulista podem ser retomadas no mês de outubro. O assunto deve ser discutido na próxima terça-feira (14), em uma reunião com a participação de representantes de todas as equipes que estão em atividade no município, convocada nesta semana pela Secretaria de Esportes e Recreação.

A pauta do encontro, que acontece a partir das 20h, na Sala de Sessões Mário Trecenti, sede Legislativa da Câmara Municipal, contempla diversos pontos, desde o regulamento do campeonato que marca o retorno das atividades e demais questões relacionadas à parte esportiva, aos protocolos recomendados pelas autoridades como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Felizmente, depois de todo esse tempo de paralisação, estamos chegando perto do momento de retomar as atividades do nosso futebol amador. Algumas equipes já estão realizando amistosos há algumas semanas, mas todos sentem muita falta dos campeonatos, como nós também sentimos. Esperamos conseguir começar já em outubro”, comenta o secretário de Esportes e Recreação Raphael Blanco.

A retomada das atividades não deve significar a volta de nenhum dos cinco torneios que integram o calendário de competições do município (Copa Lençóis, Copa Cidade do Livro, Copa Imprensa, Campeonato Amador Série A e Campeonato Amador Série B). Como apenas uma competição está nos planos para este ano, um novo formato vai ser adotado para que todos os times interessados possam participar.

“Temos 30 equipes cadastradas na Secretaria de Esportes, mas não sabemos quantas permanecem em atividade, afinal, está tudo parado desde março do ano passado. Preparamos um esboço da competição para apresentar e discutir com os representantes, por isso, só teremos uma definição após a reunião da semana que vem, quando soubermos quais times querem participar”, explica o secretário.

BREGÃO

Como é do conhecimento de todos os que acompanham o esporte local, o Estádio Municipal Archangelo Brega (Bregão) segue interditado, aguardando a reforma que vai permitir sua reabertura depois de mais de quatro anos. O local foi fechado em julho de 2017, por determinação do Ministério Público, após a constatação de diversas irregularidades e falhas estruturais que comprometiam a segurança dos usuários.

Com R$ 500 mil em caixa para adequações no local, provenientes de emenda impositiva destinada pelo deputado federal Capitão Augusto (PL), a Prefeitura Municipal, por meio de equipes das secretarias de Obras e Infraestrutura e Planejamento e Urbanismo, trabalha na conclusão do projeto para a abertura da licitação. De acordo com informações obtidas pela reportagem, isso deve ocorrer nas próximas semanas.

MELHORIAS

Segundo Blanco, enquanto o Bregão segue impedido de receber jogos, a Secretaria de Esportes tem investido em melhorias nos outros campos da cidade, todos aptos à utilização no iminente campeonato: Estádio Municipal João Roberto Vagula (Vagulão), Estádio Municipal Zeferino Ribeiro Sobrinho (Alfredo Guedes), Estádio Distrital Eugênio Paccola (Cecap) e Centro Esportivo Zeferino Orsi (Jardim Ubirama).

“Diversas praças esportivas receberam intervenções durante a pandemia, inclusive nossos campos de futebol. Todos eles têm estrutura adequada e a ideia é que todos recebam jogos nesse campeonato”, completa Blanco, que revela que, como o tempo de competição deve ser curto, de cerca de dois meses, é provável que haja rodada dupla nos quatro locais todo domingo, com jogos às 8h e 10h.

LONGA ESPERA

Os últimos jogos oficiais do futebol amador lençoense foram disputados no dia 15 de março do ano passado, pouco antes da paralisação imposta pela quarentena adotada em todo o estado de São Paulo na tentativa de frear o avanço da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, foram disputados os últimos confrontos das oitavas de final da Copa Lençóis, que teve a sequência interrompida.

O Grêmio Cecap garantiu vagas nas quartas de final com vitória de 4 a 1 sobre o Grêmio da Vila. Já a Chape venceu o Unidos da Vila por 3 a 1. Além dos dois times, já estavam classificados Açaí, Alfredo Guedes, Atleticano Lençoense, Paulista, São Cristóvão e União Primavera. Não há previsão, pelo menos para este ano, de retomada da Copa Lençóis com as equipes que seguiam na briga pelo título.  


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques