Rotary Club Cidade do Livro comemora um ano de atuação

EQUIPE – Membros do Rotary Cidade do Livro no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – Foto: Divulgação

Os Rotarys são clubes inspirados em um modelo internacional, formados por pessoas que decidem trocar ideias e desenvolver ações para tornar o mundo um lugar melhor. No dia 2 de junho de 2016, nasceu o Rotary Club Lençóis Paulista Cidade do Livro, segundo clube de serviços do município ligado à rede global do Rotary.
A iniciativa é da bancária Maria Isabel Lini, atual presidente, com um grupo de outras 20 pessoas. No dia 6 de junho, o clube dá posse a mais dois associados. “Desejávamos um clube misto, onde houvesse maior participação de mulheres, e também verificamos que havia demanda social para mais um Rotary na cidade”, explica Isabel. 
Por seis anos, Isabel fez parte do Rotary de Agudos, uma vez que trabalhava e morava no município vizinho. Depois mudou-se para Lençóis, em razão de uma transferência no trabalho. “Eu morava aqui, trabalhava aqui e frequentava o Rotary lá de Agudos. Decidimos montar outro Rotary. Temos muitas demandas e serviços para prestar para a comunidade”, avalia.
De acordo com Bel, o clube Cidade do Livro segue a filosofia de ajuda humanitária e organização funcional do Rotary Internacional, mas com uma estrutura local diferente do que era conhecida. “Não realizamos jantares entre os associados. Não fazemos reuniões na sede do Rotary. Alugamos o salão da Apae para nossas reuniões. Pagamos para a Apae, que já é uma forma de ajudar a entidade. Nossas reuniões são para tratar da prestação de serviço”, ressalta. Segundo a presidente, isso possibilita que as mensalidades sejam um pouco menores. “Também existe uma nova recomendação do Rotary internacional para que os associados se reúnam a cada 15 dias e mudem o local da reunião, para atrair mais membros”, completa.
 
Primeiro ano foi de trabalho intenso
Assim que foi formalizado o Rotary Cidade do Livro, Isabel e os demais membros fizeram um levantamento detalhado das entidades assistenciais lençoenses e suas necessidades. “Apresentamos um questionário, para medir a real necessidade de cada um: treinamentos, equipamentos, recursos financeiros. Fomos ver onde estava a nossa demanda, o que cada um precisava, o que poderíamos fazer para ajudar e, com base nisso, programamos nossos eventos do ano”, relata.
Embora seja apenas o primeiro ano do Rotary Cidade do Livro, 2016 foi de trabalho intenso para os associados, com a realização de bazares, almoços e venda de pizzas para arrecadar fundos.
Isabel avalia que a principal conquista foi a reforma da sala de fisioterapia do Lar dos Velhinhos, ao custo aproximado de R$ 8 mil. Uma parte do dinheiro veio por meio do subsídio distrital que os clubes têm direito. Outra parte foi arrecadada em um bazar de final de ano. 
“Também realizamos eventos sem a finalidade de arrecadar fundos, como o Dia de Valorização da Mulher, em Alfredo Guedes, no mês de março. Estamos buscando ajuda do poder público, empresas. O Centro Municipal de Formação Profissional levou alunos do curso de maquiagem e manicure. Pedimos apoio de salões, para que as participantes pudessem cortar o cabelo. Pedimos brindes no comércio. Utilizamos roupas que sobraram do bazar e promovemos um desfile. Nesse evento não houve arrecadação de dinheiro para entidades, mas cumprimos uma função social, que é resgatar a autoestima dessas mulheres. São pessoas que trabalham fora, cuidam da casa, do marido, dos filhos, tem pouco tempo para si. O resultado foi emocionante”, avalia.

destaques

PM registra acidente grave no Centro

No final da tarde dessa terça-feira (1), a Polícia Militar de Lençóis Paulista registrou um grave acidente no Centro. A colisão lateral...

Reino Unido aprova vacina Pfizer/BioNTech contra Covid-19

O Reino Unido aprovou nesta quarta-feira a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) desenvolvida em parceria entre a Pfizer e a BioNTech,...

Polícia Militar registra dois furtos ocorridos entre a segunda e terça-feira (1)

A Polícia Militar de Lençóis Paulista registrou em menos de 24 horas, duas ocorrências de furto, praticados em uma residência e uma...

Farmácia é roubada no Centro de Lençóis

Uma farmácia localizada na Rua Geraldo Pereira de Barros, no Centro de Lençóis Paulista, foi alvo da ação de um bandido na...

Plantão da Polícia Civil será transferido para Bauru

A partir da próxima terça-feira (1), o plantão da Polícia Civil de 18 cidades da região, entre elas, Lençóis Paulista, será transferido...