Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é enviado à Câmara

MAIS SEGURANÇA – Prado de Lima quer GCM nas ruas até 2020 (Foto: Elton Laud/O ECO)

O prefeito Anderson Prado de Lima (PSB) enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que trata da criação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Lençóis Paulista. Protocolado na tarde de ontem (23), o documento deve dar entrada no Legislativo na sessão dessa segunda-feira (26) para depois seguir para análise das comissões pertinentes e posterior apreciação dos vereadores.
À reportagem do Jornal O ECO, o prefeito destaca que esta é apenas mais uma das muitas etapas necessárias para a implantação do serviço, que ficará sob responsabilidade da pasta de Segurança Pública, que, apesar de ter sido criada no início de 2017, ainda sequer está em funcionamento. A previsão é de que a GCM, uma de suas principais promessas de campanha, inicie as atividades apenas em 2020, último ano de seu mandato.
Em outubro do ano passado, O ECO antecipou que o coronel da reserva da Polícia Militar, Carlos Alberto Paffetti Fantini, havia sido escolhido para comandar a Segurança Pública. Segundo Prado de Lima, será ele o responsável pelo acompanhamento e coordenação de boa parte do processo.
“Já demos os primeiros passos. Agora vamos começar a tratar definitivamente de toda a estruturação, de toda a demanda técnica, financeira e estrutural que se exige de uma Guarda Civil Municipal. O Fantini, em breve, deve estar integrado ao quadro para começar a tratativa documental disso tudo”, explica o prefeito, que não antecipa, porém, quantos servidores serão designados ou contratados para a pasta da Segurança Pública.
PRÓXIMOS PASSOS
Dando sequência ao plano de estruturação da GCM, a Prefeitura Municipal também já autorizou o setor de licitações a proceder com os trâmites para a compra de 50 novas câmeras de monitoramento que serão instaladas em diversos pontos da cidade, com investimento estimado em R$ 200 mil.
Para a implantação ainda será necessária a construção de uma sede, que ainda não tem local definido, aquisição dos veículos e demais equipamentos e materiais de uso do efetivo, além dos próprios mobiliários e equipamentos para a estrutura da base. Os estudos e levantamentos já estão em posse da Prefeitura, mas o valor do investimento necessário não foi divulgado, bem como os custos para a manutenção mensal do serviço.
Parceria com a Polícia Militar é fundamental, diz prefeito
Apesar de não ter ligação alguma com a Polícia Militar, a GCM deve atuar de forma conjunta com as demais formas de segurança pública. Isso, inclusive, é visto por Prado de Lima como algo necessário para o sucesso do projeto e trará muitos benefícios à população.
Para o prefeito, apesar de a Polícia Militar prestar um importante serviço à comunidade, não há como negar que existe a falta de investimento e atenção por parte dos governos Federal e Estadual, o que, muitas vezes, compromete o trabalho da corporação.
“O pensamento é bastante amplificado. Lençóis Paulista tem que se preparar, porque os municípios brasileiros sofrem com a ausência do Estado em sua devida obrigação. A cidade precisa e vai continuar sendo, com a Guarda Civil Municipal, uma cidade ordeira e tranquila onde os pais terão a certeza que seus filhos estarão protegidos, apesar do futuro que nos aguarda”, pontua o prefeito, que completa: “A GCM vem para somar. Iremos, inclusive, dar manutenção à Atividade Delegada. Não há porque não oferecer para a população mais segurança”, finaliza.
 

destaques

Plantão da Polícia Civil será transferido para Bauru

A partir da próxima terça-feira (1), o plantão da Polícia Civil de 18 cidades da região, entre elas, Lençóis Paulista, será transferido...

Comerciantes fazem balanço positivo da Black Friday

A Black Friday, ou Sexta-feira Negra, segue aquecendo o comércio de Lençóis Paulista. A campanha, que inaugura a temporada de compras natalinas...

Vagas criadas até setembro representam 15% do mercado formal de Lençóis Paulista

As restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) comprometeram drasticamente a economia do país neste ano. Como reflexo, o nível de...

Prefeitura de Lençóis fará nova testagem em massa em dezembro

No mês de agosto, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) começou a dar sinais de estabilização. A falsa ideia de que isso...

Bracell realiza operação de trânsito para transporte de grandes peças

O Projeto Star, obra de expansão da Bracell, em Lençóis Paulista, deve receber nesta sexta-feira (27) peças de equipamentos para a nova...