Após dois anos de interrupção em decorrência da pandemia, o maior prêmio empresarial de Lençóis Paulista e região está de volta. O Melhores do Ano, que está completando 20 anos de existência, já tem data marcada. A tradicional festa, que homenageia comerciantes, empresários, profissionais liberais e personalidades reconhecidos pela população como referência em suas respectivas áreas de atuação, acontece na noite de 12 de novembro, no CEM (Clube Esportivo Marimbondo).
A equipe que atua na produção do Melhores do Ano tem se reunido há cerca de um mês para definir os detalhes da edição 2022. Como de praxe, o primeiro passo para a organização do evento é a realização da pesquisa de opinião pública que vai definir os destaques dos mais variados segmentos. Reformulado, o questionário que será aplicado de porta em porta pela equipe de entrevistadores inclui 120 categorias. A pesquisa vai às ruas a partir deste sábado (21) e deve ser concluída em um mês.
Segundo Breno Corrêa Medola, proprietário de O ECO, para estimular a participação da população na pesquisa, a organização decidiu realizar um sorteio entre todos aqueles que responderem ao questionário. O prêmio é um convite com direito a acompanhante para a festa do Melhores do Ano. Como nas últimas edições, o evento novamente levará ao palco do CEM uma atração de grande expressão no cenário musical nacional. O nome escolhido deve ser divulgado em algumas semanas.
“Depois de dois anos sem poder realizar o prêmio, estamos preparando uma grande festa para celebrar o empenho e a dedicação daqueles que tanto contribuem para o desenvolvimento de Lençóis Paulista. Nas próximas semanas, começaremos a divulgar os detalhes da festa que marca essas duas décadas de história do Melhores do Ano. Por hora, pedimos a colaboração da população com a pesquisa que vai indicar os vencedores. O sorteio dos convites é uma forma de agradecimento”, relata.
A PESQUISA
Responsável pelo levantamento desde a primeira edição, em 2002, quando o prêmio ainda estava sob o controle do Jornal Folha Popular, que depois se fundiu a O ECO, o sociólogo Ney Góes novamente está coordenando a equipe que realiza o trabalho. Segundo ele, a expectativa é de que a aplicação dos questionários se estenda por cerca de 20 dias. Após a etapa de campo, inicia-se a tabulação de dados, que deve levar mais cerca de 10 dias para ser concluída para a liberação da pesquisa.
Segundo Ney Góes, a equipe de coleta de dados é formada por 10 entrevistadores que, nas próximas semanas, devem visitar 10 diferentes regiões de Lençóis Paulista, compostas por bairros agrupados de acordo com a densidade demográfica. De acordo com o cálculo feito com base na população economicamente ativa – de 16 a 64 anos – do município, a equipe vai entrevistar 700 pessoas de diferentes sexos, faixas etárias, graus de instrução e níveis socioeconômicos.
“Utilizamos dados disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pela Fundação Seade para ponderação e inferência estatística da amostra, configurada a partir da população economicamente ativa, que abrange um contingente de cerca de 48 mil pessoas, que são os consumidores potenciais do município”, explica Góes, que revela que a amostragem garante margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiabilidade de 95%.
Para o sociólogo, pela metodologia utilizada, a pesquisa Melhores do Ano é um importante indicador de mercado. “As respostas não são estimuladas, ou seja, não há uma lista pré-definida, o que garante total liberdade para que o entrevistado aponte aquele que realmente considera o melhor em cada área. Se ele não tem opinião formada sobre determinado segmento, pode deixar em branco, pois a pesquisa considera apenas os votos efetivamente atribuídos em cada categoria”, destaca.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.
Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!