Lutepel: respeito ao ser humano e ao meio ambiente

Empresa relata suas ações para a preservação da água e conservação do ecossistema

Todas as pessoas devem se conscientizar sobre a importância da preservação da água, recurso natural fundamental para a vida de todos os seres do planeta, mas grandes empresas têm responsabilidades ainda maiores nesta luta a favor da conservação do meio ambiente. E esta é a missão da Lutepel, que se pauta pela sustentabilidade e busca sempre respeitar a natureza.

A empresa atua com a missão de produzir papéis de forma sustentável, respeitando os seres vivos e o meio ambiente. Com este objetivo em mente, a organização implementou uma política de sustentabilidade em sua fábrica, localizada em Lençóis Paulista, e se empenha em utilizar os recursos naturais da maneira mais adequada possível.

Sabendo que a água é essencial para a vida, a Lutepel criou programas internos para utilizá-la de forma consciente. “Para preservar este recurso tão importante, adotamos em nossos processos o sistema de recuperação e reuso da água. Com isso, nós visamos utilizar o menor volume possível dos recursos naturais”, afirma Giovanne Sanches, supervisor de Desenvolvimento e Laboratório da Lutepel.

Após ser captada em poços artesianos e utilizada na fabricação dos papéis, a água é destinada a uma estação de tratamento, onde passa por diversos processos que a deixa pronta para ser reutilizada na linha de produção. “Para garantir e monitorar a qualidade dessa água, adotamos uma rotina de análises em laboratórios internos e externos”, explica Sanches.

Além da preservação da água, a Lutepel se preocupa com a conservação do meio ambiente como um todo. Visando garantir a sustentabilidade, a empresa procura agir de acordo com as legislações e normas ambientais vigentes, respeitando o meio ambiente e a comunidade da qual faz parte. “Também realizamos o replantio florestal da madeira que é utilizada como biomassa para a geração de vapor”, acrescenta Sanches.

Para a Lutepel, que se guia por sua política da qualidade, conduta, ética e sustentabilidade, é de extrema importância que as pessoas e outras organizações se conscientizem acerca do uso correto do recurso natural, que é fundamental para a humanidade. Giovanne também ressalta que a preservação é necessária para que ainda haja recursos no futuro.

“Acreditamos na importância da preservação dos recursos naturais a fim de garantir e manter a saúde do planeta e, consequentemente, de todos que nele habitam. Dessa forma, com ações sustentáveis, podemos garantir a disponibilidade de recursos para as gerações futuras”, finaliza Sanches, que diz que, apesar de aparentemente abundante, a água é escassa e deve ser protegida.

destaques