Lençoense de Valor

Projeto de alunos do Colégio São José homenageia profissionais da saúde em Lençóis Paulista

Mais importante do que formar alunos, é formar pessoas dignas, cidadãos de bem. Acreditando nisso, o Colégio São José, em Lençóis Paulista, sempre buscou ensinar cada criança e adolescente a exercer sua cidadania, incentivando todos alunos a fazerem o bem, ajudando a cidade de alguma forma. Foi assim que surgiu o projeto Lençoense de Valor, criado em 2019 pela equipe da escola.

“Nossa intenção era, na época do aniversário de Lençóis Paulista, oferecer algo para a cidade. Presentear. E como a proposta do colégio é um ensino humano, de valores e solidariedade, tivemos a ideia de agradecer aos cidadãos que faziam algo pela cidade”, explica Selma Spunar, diretora do Colégio São José.

Ela afirma que o projeto foi muito bem aceito pelos alunos, que se empolgaram com a proposta de escrever cartas. Inicialmente, a ideia era agradecer pessoas que ajudavam a cidade de alguma forma. “Em 2019, entregamos cartinhas para pessoas com nomes expressivos na cidade e também para pessoas anônimas. O projeto tem esse objetivo principal: gratidão”, conta Selma.

No ano passado, o projeto foi cancelado em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que colocou os alunos no sistema de ensino à distância. Neste ano, porém, o colégio sentiu a necessidade de fazer algo pelos profissionais da saúde, que arriscam suas vidas para ajudar a população, e mobilizou os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Selma conta que, preocupada com as medidas sanitárias, a equipe da escola entrou em contato com o Hospital Nossa Senhora da Piedade para confirmar se era possível entregar as cartas aos profissionais. Depois da permissão, os próprios alunos foram incumbidos de escolher quem seriam os homenageados e escrever as cartas a cada um dos profissionais.

“Eles compartilharam histórias de pessoas que conheciam, já tinham ouvido falar ou lido sobre. Depois, foi feita uma sensibilização com esses alunos através da aula de filosofia e da escola da inteligência, que é uma aula que debate sobre as emoções. Então eles foram escrevendo as cartinhas, e a professora de língua portuguesa ajudou com a parte da escrita”, comenta a diretora.

Por medida de segurança, o hospital pediu para que as cartas fossem deixadas em quarentena antes de serem entregues. Esperando minimizar os riscos de contaminação, a escola resolveu imprimi-las, para que os alunos tivessem menos contato com o papel. A entrega foi feita ao hospital – que dará as cartas aos profissionais na próxima semana – por uma única pessoa, e não pelos alunos, como era a proposta inicial.

“Decidimos fazer a entrega nesta semana, em que se comemorou o aniversário de 163 de Lençóis Paulista, para agradecer aos profissionais de saúde, que são um presente para o município”, explica Selma, que acredita que o projeto Lençoense de Valor é importante para mostrar aos alunos bons exemplos de pessoas nas quais eles podem se espelhar.

“Nós queremos que nossos alunos entendam que fazer o bem é o correto, e queremos que eles se tornem cidadãos que também contribuam para Lençóis Paulista ou para a cidade que escolherem morar no futuro. Essa é a importância do projeto: mostrar alguém que faz o bem e indicar que esse é o caminho, sem esperar compensações”, finaliza a diretora.

destaques