Era uma vez… Brasil

EXPECTATIVA – Evento no Teatro Municipal revela os nomes dos selecionados para a viagem a Portugal (Foto: Divulgação)

Chegou o momento de maior expectativa para os 100 alunos lençoenses e macatubenses que participam do projeto “Era uma vez… Brasil”. Na próxima terça-feira (15), no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista, serão revelados os nomes dos 12 selecionados para a última etapa do projeto: o intercâmbio cultural de 10 dias em Lisboa, capital de Portugal, no qual irão percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil, em 1808, e reviver um dos momentos mais importantes da história do Brasil.
Lançado em abril, no Espaço Cultural Cidade do Livro, em Lençóis, o “Era uma vez… Brasil” foi criado pela Origem Produções e conta com patrocínio do Grupo Lwart, por meio da Lei Rouanet. O projeto tem a participação de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II e professores de história das escolas das redes públicas de ensino de Lençóis Paulista e Macatuba. Na terça-feira (15) serão selecionados 10 alunos lençoenses, dois macatubenses e dois professores para a aguardada viagem às Terras Lusitanas, que deve acontecer entre o final de outubro e o início de novembro.
Já foram realizadas duas etapas no projeto. Na primeira, entre os meses de maio e junho, os professores de história participaram de seis encontros nos quais receberam treinamento para explorar com os alunos diferentes linguagens como ferramentas de ensino-aprendizagem, como vídeos e histórias em quadrinhos. Em julho, na segunda etapa, denominada Campus, todos participaram de um acampamento na Etec Cidade do Livro, em Lençóis. Em uma semana de atividades foram feitas diversas oficinas de música, capoeira, teatro e cinema, além de dinâmicas e debates sobre temas essenciais à formação cidadã. O resultado foi a produção de quatro curtas-metragens sobre a temática do projeto: as mudanças históricas e culturais geradas pela chegada da família real portuguesa ao Brasil.
Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa do Grupo Lwart, destaca que o projeto é uma grande inovação e que o maior benefício tem sido a forma com que ele tem impactado a vida de todos os jovens e professores que participaram das atividades até aqui. Ressalta ainda que o sucesso do projeto se deve muito à participação das diretorias de Educação e Cultura das duas cidades, que participaram ativamente desde o início. “É um projeto inovador que mexeu com todos os envolvidos. Esses jovens vão sair com a autoestima maior, sabendo que é possível realizar muitas coisas. O evento de terça-feira vai ser um momento de muita emoção para todos que acompanharam o projeto, principalmente para nós do Grupo Lwart”, comenta.
Sobre o intercâmbio cultural que marca o encerramento do “Era uma vez… Brasil”, ela avalia que será uma grande experiência, mas que independentemente de quem for selecionado, todos sairão do projeto transformados. “A etapa final premia os escolhidos com a viagem, mas todos que participaram já tiveram as vidas impactadas de alguma forma. Poder conhecer sua história, o seu passado e a partir disso pensar em como construir o futuro já faz uma diferença enorme na vida de todos. Isso para nós é o mais gratificante”, finaliza.
O evento que marca o início da terceira e última etapa do ““Era uma vez… Brasil” acontece na terça-feira (15), a partir das 19h30, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista. Além da divulgação dos nomes dos 12 alunos e dos dois professores selecionados para o intercâmbio cultural em Portugal, o evento terá o lançamento dos curtas-metragens e do livro de histórias em quadrinhos “O Dilema de Dom João”, ambos produzidos pelos alunos durante as atividades. O material também reúne os trabalhos dos participantes dos projetos desenvolvidos em cidades da Bahia e de Pernambuco, que também vão para Portugal.

destaques

Bracell realiza operação de trânsito para transporte de grandes peças

O Projeto Star, obra de expansão da Bracell, em Lençóis Paulista, deve receber nesta sexta-feira (27) peças de equipamentos para a nova...

Aos 60 anos, morre Maradona

O site do jornal argentino Clarín acaba de informar que o ex-jogador Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira (25), após um mal...

Comércio se prepara para a Black Friday

A segunda data mais movimentada para o comércio está prestes a chegar. No dia 27 de novembro tem a Black Friday, ou...

Cidade recebe melhor jogador do mundo

O beach tennis pode ser definido como uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. É considerado simples de se praticar,...

Campanha Papai Noel dos Correios será digital

Na última quarta-feira (18), teve início mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que terá algumas mudanças em relação aos...