Defesa Civil faz simulação de enchente na Vila Contente

Ação visa testar equipes para lidar com inundações reais

Membros da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de servidores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Motomecanização, Obras e Assistência Social de Lençóis Paulista, participaram de um treinamento simulado de situação de enchente na Vila Contente.

A ação aconteceu na manhã da quarta-feira (8) e teve a participação do presidente do CBH-RL (Comitê Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, Anderson Ferreira, o prefeito de Macatuba, que destacou que o engajamento regional é importante para garantir bons resultados e aportes de recursos, inclusive da iniciativa privada, afinal, a bacia hidrografia se estende por sete municípios.

Também foram realizados simulados envolvendo as Defesas Civis dos municípios de Agudos, Borebi e São Manuel, para treinamento prático de monitoramento, detecção, acionamento e operacionalização de urgência, envolvendo rompimentos de barragens, evacuação de urgência, logística e acomodações humanitárias de áreas de riscos.

O simulado é uma ação preventiva para testar os procedimentos, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação, e vem sendo realizado desde 2017. O procedimento consiste em reunir as viaturas, contingente humano e todos os aparatos públicos que podem prestar socorro à população em situações de enchentes ou alagamentos, retirando os moradores no menor tempo possível, prevenindo vítimas e reduzindo danos e prejuízos por área.


A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade.

Valorize o jornalismo profissional. Fuja das Fake News. Clique aqui e assine O ECO!

destaques