Ascana e Zilor lançam campanha “Pedal bom é pedal seguro!”

Objetivo é conscientização de ciclistas e motoristas para convivência harmoniosa e segura nas estradas

A Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê) e a Zilor Energia e Alimentos iniciam a partir deste mês a campanha “Pedal bom é pedal seguro!”, que tem como objetivo a educação e conscientização de ciclistas e motoristas para uma convivência harmoniosa e segura no compartilhamento das estradas e vias públicas de Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Quatá e outras cidades da região.

Com o início da safra canavieira, o tráfego de caminhões e máquinas nas estradas rurais tem um aumento expressivo já que a produção da cana-de-açúcar é escoada pelos carreadores e estradas vicinais até a indústria.  E é por estes caminhos que muitos ciclistas que curtem aventura e natureza transitam. Por isso, os cuidados devem ser redobrados para que os acidentes sejam evitados.

“O projeto “Pedal bom é pedal seguro!” é mais uma campanha que estamos realizando trazendo informações para que os ciclistas e os motoristas, quer seja de veículos de grande porte ou automóveis e também os operadores de equipamentos agrícolas, saibam como se comportar quando usam as mesmas estradas. Hoje, vemos muitas famílias pedalando com crianças e é preciso que os cuidados sejam redobrados para que eles se divirtam e trabalhemos com segurança”, diz Pedro Luís Lorenzetti, presidente da Ascana.

A responsabilidade no trânsito tem que ser compartilhada e a Campanha “Pedal bom é pedal seguro!” está sendo lançada neste mês em que é realizada a mobilização Maio Amarelo, que chama a sociedade para refletir sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito.

Para o presidente da Zilor, Fabiano Zillo, a iniciativa busca promover a conscientização e a prática de atitudes seguras nas rodovias, tanto dos condutores de veículos quanto dos ciclistas, ao compartilharem a mesma estrada. “A rodovia é de todos e acidentes de trânsito podem e precisam ser evitados. Estamos no Maio Amarelo, mês de conscientização para um trânsito mais seguro: portanto devemos estar sempre atentos para perceber, evitar os riscos e proteger a vida!”, ressalta.

A campanha “Pedal bom é pedal seguro!” vai levar informações aos motoristas canavieiros e aos ciclistas das cidades onde a Ascana e a Zilor atuam. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as ações serão feitas por plataformas digitais, distribuição de material impresso, outdoor e veiculação de anúncios em rádios e jornais das cidades abrangidas pela campanha.

destaques