Prefeitura leva Coleta Certa para Núcleo, Rondon e Jardim América
Serviço passa a funcionar integralmente nessa região a partir do dia 24 de fevereiro
Prefeitura leva Coleta Certa para Núcleo, Rondon e Jardim América
LANÇAMENTO - Cerimônia realizada na EMEF Luiz Zillo contou com a presença de estudantes, servidores e moradores beneficiados (Foto: Divulgação)
Na manhã desta terça-feira (11), a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista realizou a inauguração do projeto Coleta Certa nos bairros Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Parque Residencial Rondon e Jardim América. O serviço passa a funcionar integralmente nessa região a partir do dia 24 de fevereiro. Até esta data, a Prefeitura vai realizar a distribuição de panfletos e visitas nas casas para orientar a população sobre como proceder no nosso sistema de coleta de lixo e material reciclável.
A cerimônia foi realizada na EMEF Luiz Zillo e contou com presença do prefeito Anderson Prado de Lima (DEM), da vice-prefeita Cíntia Duarte (PDT), do vice-presidente da Câmara, vereador Francisco Naves (PDT); da secretária de Meio Ambiente, Edéria Azevedo, da secretária de Educação, Meiri Montanhero e da diretora da EMEF, Elisângela Lopes, além de estudantes da escola, servidores e moradores beneficiados.
No evento, o prefeito destacou que a iniciativa busca tornar a coleta de resíduos sólidos mais eficiente e planejada no município, melhorando o serviço para os moradores e proporcionando um trabalho mais seguro aos servidores da coleta. “Além da questão ambiental, da qual a cidade tomou a dianteira frente aos municípios do Centro-oeste paulista, essa iniciativa é, também, humanitária, se preocupando com os servidores públicos que trabalham com a coleta”, ressaltou Prado.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente apontou que a medida também traz diversos ganhos ambientais, diminuindo o risco de obstrução das galerias e bocas de lobo, impedindo que o chorume chegue até os rios e aumentando a separação do lixo reciclável. “Em bairros como o Jardim Ubirama, foi possível notar que a coleta de materiais recicláveis quase dobrou após a instalação do programa Coleta Certa”, explicou.
O PROJETO
O serviço de Coleta Certa foi idealizado em 2018 e já está em funcionamento desde o ano passado nos bairros Jardim Ubirama, Parque Antártica e Jardim Humaitá. Os contentores - verde para o lixo reciclável e azul para lixo orgânico - possibilitam que os moradores coloquem o lixo a qualquer hora do dia, evitando o risco de perder a coleta.
O processo de recolhimento do lixo é simples, pois o contentor já possui o dispositivo de engate para facilitar a acoplagem ao caminhão coletor, que realiza o processo de despejo na caçamba compactadora sem a necessidade de participação direta do homem. Os resíduos orgânicos, do contentor Azul, são transportados para o aterro sanitário, enquanto os do contentor verde são destinados às Cooperativas de Reciclagem de Lençóis Paulista.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2020 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia