PM registra queda nas ocorrências de roubo e furto no ano passado
Em contrapartida, número de homicídios dobrou em relação a 2018
PM registra queda nas ocorrências de roubo e furto no ano passado
SEGURANÇA - Capitão Marcelo Paes destaca participação da população na prevenção de alguns delitos (Foto: Flávia Placideli/O ECO)
Pelo segundo ano consecutivo, Lençóis Paulista registrou queda na maioria dos índices de criminalidade. Dados atualizados divulgados nesta semana à reportagem do Jornal O ECO pelo comandante da 5ª Cia da Polícia Militar, Capitão Marcelo Paes, revelam que, na comparação entre 2019 e 2018, as reduções mais significativas ocorreram nas ocorrências de roubo e furto.
Segundo as estatísticas, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registrados 44 roubos (incluindo de veículos) na cidade, o que representa queda de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 55 ocorrências foram atendidas pela Polícia Militar. A queda é ligeiramente mais expressiva em relação aos furtos (incluindo de veículos), que diminuíram 24,22%, passando de 681 para 516 ocorrências.
“Tendo em vista nossa área de atuação, tais resultados não seriam possíveis somente com a distribuição do policiamento no território, que conta hoje com 33 oficiais, por isso, também contamos com os demais órgãos que atuam na segurança pública do município e é imprescindível destacar a ajuda da população para prevenção de alguns delitos”, relata o Capitão Marcelo Paes.
O comandante da PM reforça que, com atitudes simples e objetivas, o próprio cidadão também pode se prevenir contra crimes, observando, por exemplo, o local em que carrega carteiras, celulares e outros objetos de valor, seja nas ruas ou em grandes eventos com a aglomeração de pessoas, evitando pequenos furtos e contribuindo para a diminuição dos delitos.
“Iremos continuar não medindo esforços para prosseguir superando a redução dos próprios índices criminais, tornando a cidade de Lençóis Paulista mais segura e próspera para se viver”, pontua o militar, que está no município desde abril de 2019 e reafirma o compromisso primordial com a preservação da vida e da segurança da população local.
Número de homicídios dobrou no ano passado
Na contramão da redução da criminalidade, houve aumento no registro de homicídios no ano passado. Foram três mortes em Lençóis Paulista (duas em junho e uma em dezembro) e uma no distrito de Alfredo Guedes (em julho), o que representa o dobro dos crimes ocorridos em 2018, quando foram registradas duas ocorrências do tipo. Além disso, foram notificadas quatro tentativas de homicídio (em março, julho, agosto e setembro), o mesmo que em 2018.
“O crime de homicídio está restrito a algumas regiões da cidade e cometidos por motivos fúteis, passionais e, na maior parte das vezes, envolvendo droga. Neste ano, houve aumento na apreensão de entorpecentes (9%) e isso reflete tanto na questão de saúde pública quanto da segurança. Além disso, o município deve considerar o início do crescimento populacional. O fluxo de pessoas, mesmo que ainda sensível, colabora para o aumento dos índices de criminalidade”, explica o comandante da 5ª Cia da PM.
Apesar do aumento dos casos de homicídio no ano passado, os números continuam abaixo da média do estado de São Paulo. Segundo os dados consultados pela reportagem no sistema da Secretaria de Segurança Pública (SSP), as cidades paulistas registraram cerca de 4,6 mortes para cada 70 mil habitantes em 2019 (2.880 homicídios para 44 milhões de pessoas). Considerando que a população de Lençóis Paulista é de cerca 70 mil, o índice, de 4,0, se mantém inferior ao do estado.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2020 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia