Doações do Imposto de Renda podem ser feitas até o dia 30
Recursos beneficiam Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso
Os contribuintes têm até o dia 30 de dezembro para destinar parte do Imposto de Renda devido ao Governo Federal para causas sociais. Em Lençóis Paulista, as doações podem ser feitas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso, cujos recursos são utilizados para financiar ações sociais voltadas aos respectivos públicos.
Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido, desde que realizem a contribuição dentro do chamado ano-calendário, ou seja, até o último dia do ano anterior à declaração. As empresas que operam sob o regime de lucro real também podem destinar 1% do tributo devido.
“Esse recurso fica no município e só será usado com a aprovação do Conselho Municipal do Idoso (CMI), destinado a projetos em benefício a essa parcela da população”, explica Ivens Casali, presidente do CMI de Lençóis Paulista, que administra os recursos do Fundo Municipal do Idoso.
“Doar é uma maneira inteligente de direcionar parte do imposto para ações sociais que beneficiam a infância e juventude da nossa comunidade”, acrescenta Valdenor Roberto Cordeiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que cuida do Fundo da Criança e do Adolescente.
A doação pode ser feita através de escritório de contabilidade ou diretamente pelo contribuinte, em qualquer agência ou correspondente bancário. Em Lençóis Paulista, a guia pode ser emitida pelo site da Prefeitura Municipal (www.lencoispaulista.sp.gov.br), na aba “Impressão de Guia de Doação”. É possível escolher para qual fundo doar, sendo possível, também, doar para os dois.
Júlio Antônio Gonçalves, conselheiro do CMI alerta a população que pretende fazer a doação do Imposto de Renda para se atentar a data limite. “As doações de pessoa física e jurídica precisam ser feitas até a segunda-feira (30), que é contado como o último dia útil do ano 2019”, esclarece.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2020 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia