publicidade
Bracell promove projeto com cursos gratuitos de design e marcenaria
Inscrições seguem até o dia 18; oficina terá 60 vagas para jovens e adultos de 18 a 29 anos
De 2 a 18 de outubro jovens e adultos de 18 a 29 anos poderão se inscrever no projeto “Oficina dos Sonhos”. A iniciativa, patrocinada pela Bracell, vai permitir a formação em design e marcenaria para 60 jovens e adultos que preferencialmente morem ou trabalhem em Lençóis Paulista ou Macatuba. O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e da Lei de Incentivo à Cultura com realização da agência cultural Quest/Zeppelin, especializada em projetos sociais e culturais. A participação é gratuita e a carga horária do curso é de 128 horas, que serão distribuídas ao longo de oito meses.
O objetivo é proporcionar aos participantes a criação e a produção de brinquedos educativos feitos com a madeira do eucalipto da Bracell. Os alunos terão aulas práticas e teóricas de marcenaria, desenho técnico, modelagem e empreendedorismo.
As aulas serão feitas em um galpão que foi inteiramente adaptado para a realização das oficinas, num formato de ‘laboratório de design’ com diversas ferramentas manuais incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras. Os participantes terão orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar em segurança seguindo os procedimentos e usando todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios para essas atividades.
“Esse projeto vai aliar o uso múltiplo da madeira do eucalipto ao desenvolvimento pessoal e profissional desses alunos”, afirma o gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell-SP, Carlos Barbieri, e completa, “Um dos valores agregados dessa iniciativa é transformar a madeira de eucalipto de nossas florestas em objetos lúdicos que estimulam a imaginação e coordenação de quem utiliza esses brinquedos”.
O projeto foi idealizado pelo designer industrial e empreendedor social Thiago Kling, formado pela FAU/Design, Universidade Presbiteriana Mackenzie, que comemora: “Acreditamos que a proposta possa revelar novos talentos e agregar valor à produção local. Os alunos estarão capacitados para produzir produtos para um mercado em crescimento que é o de brinquedos artesanais”, diz.
Além das aulas regulares, a iniciativa pretende apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em mostras de design e prevê aulas especiais com professores, arquitetos e designers brasileiros renomados. Também estão programas duas exposições abertas a toda a comunidade para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de outubro de 2019 com o preenchimento do formulário eletrônico pela página do Facebook do projeto. As aulas serão divididas em três turmas, sendo duas turmas com aulas durante a semana das 19h às 21h, e uma turma aos sábados das 8h às 12h. O curso é totalmente gratuito.
OFICINA DOS SONHOS
Local: Rua Fortunato Zillo, 53, na Vila Antonieta - Lençóis Paulista
Aulas: Terça e quinta (das 19h às 21h); quarta e sexta (das 19h às 21h); sábados (das 8h às 12h)
Outras informações: (11) 5102-2050
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia