publicidade
Cia Teatral Atos & Cenas completa 30 anos de carreira
Para comemorar a data, grupo prepara diversas atividades
Cia Teatral Atos & Cenas completa 30 anos de carreira
ATOS & CENAS - Em 30 anos de carreira, grupo já encenou cerca de 50 peças teatrais, algumas com mais de 150 sessões (Foto: Divulgação)
A Cia Teatral Atos & Cenas, de Lençóis Paulista, comemora 30 anos de história e, para comemorar a data, o grupo de atores já se prepara para um projeto muito especial, com temporadas de espetáculos, novas montagens, exposições e publicações, que estão sendo preparadas para registrar a história e projetar os novos trabalhos da companhia.
Criado em 1989, a Cia Atos & Cenas surgiu da ideia de formar um elenco para uma montagem de Nelson Rodrigues, mas o grupo de atores, percebendo a necessidade de estudo da arte cênica e do ofício do ator, iniciou uma nova trajetória. Passadas três décadas, os integrantes seguem pesquisando, estudando e buscando novas técnicas e modalidades teatrais para oferecer à comunidade lençoense e tantos outros públicos, sempre com muita qualidade profissional.
“Dos jovens que ali estavam na primeira reunião, no dia 22 de setembro de 1989, que eu me recordo ser uma média de dez pessoas, dois tomaram a frente com a direção e coordenação dos encontros, Marcio Leme e eu”, conta Nilceu Bernardo, ator, diretor produtor e agente cultural, que está à frente o coletivo teatral lençoense até hoje.
Segundo Bernardo, a companhia apresentou a maior parte dos espetáculos em Lençóis, algumas com mais de 150 sessões, como a peça “História de um boneco Pinóquio”, em cartaz há mais de 16 anos. “Nessa época, realizamos mais de dez temporadas na grande São Paulo, passando por mais de 30 cidades do interior e várias de outros estados, como Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso”, revela.
Algumas peças são destaque na trajetória da Atos & Cenas, como as encenações de “O Próximo”, “Justiça seja feita” e Juízo final”. Em 1995, a peça “Máscaras” recebeu os primeiros prêmios, como também aconteceu com “Dorotéia e as Criadas”, que trazia todos os prêmios dos festivais que participava. “Foram muitos estudos, muitas peças ensaiadas, muitas encenações. Cada uma das mais de 50 montagens tem grande importância nos períodos em que ficaram em cartaz”, ressalta.
O grupo atualmente tem na linha de frente Nilceu Bernardo, Leda Fernandes e Marina Ronque, mais um elenco de apoio com atores que atuam como convidados em algumas montagens. “Atualmente, temos em estudo uma obra literária que será adaptada para o público adulto, ‘D. Guidinha do Poço’ de Manoel Oliveira Paiva, provocando na companhia a vivacidade de desafio em adaptar e traduzir em cena este clássico brasileiro, mostrando personagens tão polêmicos da cultura brasileira”, revela.
Em 30 anos, Nilceu Bernardo confessa que muita coisa mudou, mas que poder atribuir outras funções ao papel de ator e diretor é um privilégio. “Consegui viver muitos sonhos. Sou o profissional que quis ser. Cultivo grandes amizades que conquistei neste meio. A Cia Atos & Cenas é um presente na minha vida, sempre persegui meus objetivos com afinco e esse grupo é a prova da persistência, em vencer obstáculos, inclusive algumas perseguições que só nos fortaleceu. É uma alegria ver grandes profissionais das mais diversas áreas dizerem com orgulho que a Cia auxiliou na sua formação. A ética, o sentido de trabalhar para o próximo sempre esteve e estará embutido nos valores do grupo”, finaliza Nilceu Bernardo.
Grupo realiza oficinas e libera acervo para consulta
O grupo Atos & Cenas realiza a oficina “Teatro para não atores”, ministrada por Nilceu Bernardo, às quartas-feiras. Porém, as vagas estão esgotadas para julho, com lista de espera para agosto. As oficinas para crianças e jovens ainda possuem algumas vagas. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (14) 9 9712-2332 - WhatsApp.
A oficina de teatro para crianças, ministrada por Marina Ronque, acontece nos dias 9, 16, 23 e 30 de julho, das 15h às 16h (6 a 9 anos) e das 16h30 às 17h30 (10 a 12 anos). A oficina “O Chamado Teatral - Um Caminho Contínuo”, com Leda Fernandes, será ministrada nos dias 10, 17, 24 e 31 de julho, das 15h às 16h (13 a 15 anos) e das 16h30 às 17h30 (16 a 19 anos).
Neste mês de julho a Cia Teatral Atos & Cenas também disponibiliza sua biblioteca teatral para os interessados em artes cênicas. São mais de 2 mil títulos focando as mais diversas áreas do teatro, texto, cenografia, fotos, métodos, estilos, biografias, entre outros. Os pedidos de consultas podem ser feitos pelo telefone (14) 99601-6145.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia