publicidade
Cidade terá história contada em livro em comemoração aos 120 anos
Projeto contemplado pelo ProAC será lançado amanhã (13), no Teatro Municipal
Cidade terá história contada em livro em comemoração aos 120 anos
MEMÓRIA - Projeto aprovado pelo ProAC resultará em livro sobre os 120 anos de Macatuba (Foto: Arquivo/Município)
Nesta quinta-feira (13), no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico acontece o lançamento do projeto do livro “Macatuba na trilha dos desbravadores - seu povo, sua fé e sua história”, que vai contar a história dos 120 anos da cidade vizinha, comemorados no ano que vem.
“O livro vai registrar a história de um povoado que surgiu no lugar escolhido por tropeiros para descansar das longas viagens, porque tinha água de qualidade em abundância, terra fértil e rios e matas que garantiam a alimentação para os viajantes. Lugar que 120 anos depois se consolidou como um município produtor de cana-de-açúcar, celulose, indústrias têxtil e química”, conta Lara Cardoso Mariano Pereira, secretária de Cultura, que integra a equipe do projeto.
O livro “Macatuba na trilha dos desbravadores” foi aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, na modalidade ICMS, na qual as empresas podem destinar ao projeto uma parte do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) devido. O projeto está em fase de captação de recursos e busca apoio de empresas parceiras.
O grupo é formado por Lara Cardoso Mariano Pereira, Conceição Giglioli Carpanezi, Logan Humberto Caversan, Edson Fernandes, Matheus Galli Nacli, Anerly Brega e Guilherme Ramos Parreira, que representa a Origem Produções, empresa com expertise na captação e elaboração de projetos por meio de leis de incentivo fiscal. Em Macatuba, a Origem é responsável pelos projetos “Era uma vez... Brasil”, em parceira com a Lwart Lubrificantes, e o Iandê, em parceria com a Zilor.
O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Paróquia de Santo Antônio e Cartório de Registro Civil, que já deram autorização para a pesquisa em documentos e fotos antigas. Lara Cardoso destaca que, apesar das parcerias, a participação da população macatubense é fundamental para o sucesso do projeto, que será lançado nesta quinta-feira, a partir das 9h30.
“Para que o projeto retrate todos os espectros da sociedade nestes 120 anos é importante a colaboração das famílias macatubenses nos enviando suas histórias, fotos e depoimentos. Contamos com todos para realizar este importante trabalho e registrar a história de nossa cidade”, convida a secretária de Cultura, que antecipa que o lançamento do livro será feito durante as comemorações do aniversário de 120 anos de Macatuba, em 2020.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia