Evento marca lançamento do Programa Coleta Certa em Lençóis Paulista
Projeto visa limpeza urbana mais eficiente e planejada, com a conteinerização e mecanização da coleta de lixo
Evento marca lançamento do Programa Coleta Certa em Lençóis Paulista
MUDANÇA - Prefeito Anderson Prado de Lima fala em evento de lançamento do Coleta Certa que aconteceu na escola Lina Bosi Canova(Foto:Flávia Placideli)
Um evento realizado na manhã dessa terça-feira (23), na escola Lina Bosi Canova, no Jardim Ubirama, marcou o lançamento oficial do Programa Coleta Certa, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a empresa Contemar Ambiental. De acordo com o prefeito Anderson Prado de Lima (PSB), partir de agora, a cidade entra na era da limpeza urbana mais eficiente e planejada, com a conteinerização e mecanização da coleta de lixo. 
“Esse é um serviço que já existe em outras cidades, mas que na nossa região é inédito. E resolvemos iniciar a implantação desse serviço porque entendemos que ele traz muitas vantagens tanto para o meio ambiente como para a Administração Pública Municipal. Com a mecanização o lixo orgânico e reciclável fica acondicionado em um lugar adequado, livre de chuva e vento, evita sacos rasgados por animais e que o lixo acabe entupindo bueiros e indo para os rios. Como o morador terá que depositar o lixo orgânico em um contentor e o reciclável no outro, pretendemos conscientizar a população sobre separação dos materiais e aumentar nosso percentual de coleta seletiva”, explicou Prado de Lima. 
O Programa Coleta Certa – Serviço Inteligente de Coleta - consiste em facilitar a coleta do lixo reciclável e orgânico, com o emprego de contentores que serão distribuídos em duplas nas ruas e avenidas da cidade garantindo a separação do lixo doméstico. Cada ponto de distribuição contará com um contentor azul – descarte de resíduos orgânicos – e, um contentor verde – descarte de resíduos recicláveis.  
A conteinerização consiste no armazenamento correto dos resíduos em contentores até o momento da coleta mecanizada, que será realizada por um caminhão equipado para coletar os resíduos acondicionados nesses depósitos de lixo pela população, segundo a Prefeitura, de forma mais eficiente e ambientalmente correta. 
“Trata-se de um processo de coleta que irá proporcionar a retirada de resíduos das ruas de forma mais inteligente, higiênica, segura e rápida. O sistema oferece, entre outros benefícios, ganho de produtividade e menor contato humano com o resíduo”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã. 
Contentores instalados em pontos estratégicos, cautelosamente estudados pela Secretaria do Meio Ambiente e alocados de acordo com a geração de resíduos da via, auxiliarão na logística do novo processo que contará ainda, com a utilização de caminhões especialmente fabricados para coleta e higienização dos equipamentos.
“O diferencial conta também com a redução da quantidade de caminhões nas ruas, aliviando o trânsito pesado dos dias atuais e diminuindo a quantidade de CO2 lançada na atmosfera, possibilitando mais qualidade de vida aos cidadãos”, ressalta Tupã. O secretário afirmou ainda que este será um benefício também para o morador, que não precisará mais acumular lixo em sua casa. “Como o contentor ficará sempre naquele local, o morador não precisa esperar acumular lixo em casa para colocar na rua nos dias da coleta como acontecia antes. Agora ele pode levar o lixo para o local todos os dias se quiser, deixando sua casa também mais limpa e livre de insetos que muitas vezes são atraídos pelo lixo nas casas”, completou.
Além disso, a coleta mecanizada oferece menos riscos para os coletores, uma vez que elimina o contato direto destes profissionais com os sacos de resíduos. Disponível ao munícipe 24 horas por dia, 365 dias do ano, o projeto inovador está alinhado com a atuação dos trabalhadores da coleta de lixo e da coleta seletiva, possibilitando também mais benefícios à população. “Esta primeira etapa dará um norte para instalação do projeto completo na cidade. Construir ações que visam a melhoria do meio ambiente é uma forma de preservar o futuro, a vida”, destaca o prefeito Anderson Prado de Lima.
Além do prefeito Prado de Lima e Tupã, participaram do evento os alunos da escola Lina Bosi Canova, o vereador e líder do Governo Câmara, João Miguel Diegoli (PMDB), da vereadora Irani Gorgônio (PSDB), da secretária de Educação Meire Aparecida Galassi Montanhero, da vice-diretora da escola, Josilene Leme Oliveira; do pastor Valdivino Miguel, presidente da Associação de Moradores do Jardim Ubirama e a assistente de Projetos da Contemar Ambiental, Nathália Soares Costa.
Jardim Ubirama, Humaitá e Parque Antártica recebem primeiras unidades
Neste primeiro momento serão 220 containers instalados em pontos no Jardim Ubirama, Jardim Humaitá e Parque Antártica. Cada dupla de container (reciclável e orgânico) deve abastecer, pelo menos, 20 residências. 
 “Para conteinerizar a cidade toda, nós precisamos de 2.400 unidades, é um investimento alto, por isso optamos em começar a instalação gradativa, aprimorando a conscientização da população que é um fator importante neste primeiro momento. Já temos um recurso previsto do Governo do Estado de São Paulo para darmos continuidade à implantação, que deve acontecer no Núcleo Habitacional Luiz Zillo e Núcleo Habitacional João Zillo (Cecap) e também nos Jardins Bela Vista e Village, que seria uma continuação dessa parte alta da cidade”, completa Tupã.
Lençóis Paulista produz hoje cerca de 40 toneladas de lixo por dia
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, Lençóis Paulista hoje produz cerca de 40 toneladas de lixo por dia. Em um mês seriam aproximadamente 1,2 mil toneladas de lixo reciclável e orgânico. 
Com a coleta mecanizada, todo o resíduo orgânico (contentor azul) será transportado e destinado ao aterro sanitário. Os resíduos recicláveis (contentor verde) serão transportados e destinados às cooperativas de reciclagem de Lençóis Paulista. Depois disso, o contentor é recolocado em sua posição inicial.
Neste primeiro momento, o esvaziamento dos contentores pelos profissionais da coleta de lixo e da coleta seletiva acontece normalmente, seguindo o cronograma de cada bairro.
COMO FAZER O DESCARTE
Descarte seus resíduos recicláveis no contentor verde e os resíduos orgânicos no contentor azul.
O contentor não é destinado a entulhos, pneus, aparas de jardinagem, móveis velhos e lixo eletrônico.
Não mude o contentor de lugar.
Após depositar o seu lixo, feche a tampa do recipiente.
Após a implementação da coleta mecanizada, o lixo colocado em lixeiras na porta da sua casa não será mais recolhido, portando, use o contentor.
Use sacos plásticos para descartar o lixo nos contentores, colaborando para evitar animais e insetos perto de sua residência.
Preserve o contentor para que esteja sempre em bom estado para uso de todos.
Veja o que deve ser colocado em cada um dos contentores:
MATERIAL RECICLÁVEL 
Plástico: Garrafas pet - Sacos - Cano PVC - Brinquedos - Embalagens e Copos
Vidro: Frascos - Potes - Garrafas - Copos
Papel: Papelão - Caderno - Revistas - Jornais - Tetra Pak - Cartolinas - Folhetos e Caixas
Metal: Canos - Chapas - Enlatados - Latas - Tampas e Panelas
MATERIAL NÃO RECICLÁVEL
Orgânico - Restos de alimentos
Resíduo de Banheiro - Papel higiênico - Papel Toalha - Lenços de Papel - Absorventes e Papel Engordurado
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia