publicidade
Evento marca lançamento do Instituto Lidera Jovem
Iniciativa abre caminho para expansão do trabalho voltado ao protagonismo juvenil
Evento marca lançamento do Instituto Lidera Jovem
PROTAGONISMO JUVENIL - Ações já impactaram mais de 11 mil jovens em 17 anos (Foto: Divulgação)
Um evento realizado na noite da última quarta-feira (27), em Lençóis Paulista, marcou o lançamento oficial do Instituto Lidera Jovem, uma OSC (Organização da Sociedade Civil) sem fins lucrativos criada para coordenar ações ligadas à questão do protagonismo juvenil, como o Projeto Formação de Líderes, o Congresso Juvenil, a Feira de Profissões Profituro e o Desafio Faça Acontecer.
Formalizado juridicamente desde agosto de 2017, o instituto, apresentado na presença de autoridades, representantes de entidades e empresários de várias cidades da região, é encabeçado pela empresária Sara Margareth Hughes, idealizadora do Projeto Formação de Líderes, criado em 2002 e mantido com patrocínio das empresas Lwart Lubrificantes e Lwarcel Celulose.
O objetivo do novo instituto é possibilitar a expansão do trabalho desenvolvido com jovens de 13 a 18 anos de Lençóis Paulista para outros municípios da região. Com a formalização como OSC, além de estar apto a receber recursos públicos para o investimento em suas ações, o Lidera Jovem pode contar com a contribuição de empresas e pessoas físicas por meio de Leis de Incentivo Fiscal ou doações diretas.
“Desde o início, recebemos pedidos de apoio de outros municípios e entidades, mas só conseguíamos ajudar com algumas ideias e não estruturalmente. O instituto abre espaço para que nós possamos crescer para outros territórios, trabalhar e apoiar outras iniciativas voltadas aos jovens, formando facilitadores, preparando voluntários e até promovendo projetos como os que já fazemos aqui, em Lençóis”, avalia Sara.
Segundo a idealizadora, o desejo é que o Lidera Jovem resulte na criação de uma rede de pessoas, empresas e entidades que realmente queiram se engajar na causa como instrumento de transformação da sociedade. Apoiadores interessados em fomentar o protagonismo juvenil, que entendam que investir nos jovens é algo fundamental não apenas para o futuro deles, mas o futuro de todos.
“Quando você estimula os jovens a pensarem no que eles gostariam que fosse diferente ao seu redor, mostrando que eles têm o poder para promover essa transformação, você percebe o quanto eles se preocupam e se mobilizam para buscar uma solução. Cada um com sua individualidade e engajamento, tanto para uma causa da sociedade quanto para o que eles querem para eles mesmos para o futuro. Isso é muito forte. Motivante para eles e inspirador para nós”, ressalta.
Com mais de 11 mil jovens impactados pelas ações desenvolvidas a partir da criação do Projeto Formação de Líderes, há 17 anos, o Instituto Lidera Jovem surge com a missão de expandir as oportunidades para que jovens, por meio de vivências, reflexões e troca de experiências, desenvolvam suas habilidades de liderança e se sintam empoderados como agentes de transformação em suas vidas e na comunidade, tornando-se, também, multiplicadores engajados e proativos.
Convicta do sucesso obtido até aqui, Sara Hughes revela que o trabalho desenvolvido com os jovens se tornou parte de sua vida. Algo gratificante e inspirador. “Minha ação é uma doação de meu tempo, de meu pensamento em prol dos jovens, mas eu recebo de volta muito mais do que eu entrego, porque vejo o quanto que eles se expandem e fazem acontecer. É realmente contagiante e gratificante. O autoconhecimento e a visão de mundo são duas coisas poderosas. Ver eles realmente saindo daqui mais seguros para darem novos passos e ver que esses passos abrem novos espaços é uma coisa que inspira bastante”, finaliza.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia