Prouni abre inscrições para 243,8 mil bolsas de estudo
Prazo termina às 23h59 deste domingo; candidatos devem ter prestado o Enem 2018
Prouni abre inscrições para 243,8 mil bolsas de estudo
TEMPO CURTO - Interessados têm apenas até às 23h59 de amanhã (3) para se inscrever (Foto: Divulgação)
Teve início nessa quinta-feira (31) o período de inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), que no primeiro semestre deste ano está disponibilizando 243.888 vagas no ensino superior. Podem concorrer apenas os candidatos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2018. Os interessados em concorrer às bolsas de estudo devem se inscrever até às 23h59 deste domingo (3).
Segundo informações divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), o número de vagas (243.888) ofertadas nesta edição é o maior desde a criação do programa, em 2005. 127.075 vagas contam com bolsas parciais, com subsídio de 50%, enquanto que 116.813 contemplam bolsas integrais. As vagas estão distribuídas em 1.239 instituições de ensino superior distribuídas em todos os estados do país. Apenas no estado de São Paulo foram abertas 59.240 vagas, sendo 34.752 com bolsas integrais e 24.488 com bolsas parciais.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site do Prouni (www.siteprouni.mec.gov.br) com documentos pessoais, número de inscrição e senha do Enem em mãos. Durante o preenchimento do cadastro, cada candidato pode selecionar no sistema até duas opções de curso (não necessariamente na mesma instituição), que podem ser alteradas até o final do período de inscrição. Ao final da seleção, os candidatos aprovados devem apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem o enquadramento no perfil do programa. A lista também pode ser conferida no site do programa.
CRONOGRAMA
De acordo com as informações disponibilizadas no site do Prouni, a primeira chamada será divulgada na próxima quarta-feira (6). Com o resultado em mãos, os candidatos aprovados têm até o dia 14 para comparecer às instituições para a apresentação dos documentos que comprovem as informações exigidas. A divulgação dos candidatos aprovados na segunda chamada está prevista para o dia 20 deste mês, com o período de apresentação dos documentos às instituições se estendendo até o dia 27. A adesão a lista de espera para o preenchimento de vagas remanescentes e provenientes de desistência pode ser feita nos dias 7 e 8 de março. Os resultados finais serão divulgados pelo MEC no dia 11 do mesmo mês.
Candidatos devem se enquadrar em diversos critérios para conseguir o benefício
Os principais requisitos para concorrer às vagas oferecidas pelo Prouni são ter participado do Enem 2018 e obtido, no mínimo, 450 pontos, com nota maior do que zero na redação; não ter se formado no ensino superior com auxílio de programas do Governo Federal; ter renda per capita familiar de até três salários mínimos mensais (R$ 3018,00); além de não ter cursado o ensino médio, total ou parcialmente, em escola particular, exceto por meio de bolsa de estudos integral.
Também estão aptos a disputar as vagas, exclusivamente nos cursos de licenciatura, os professores da rede pública de ensino, desde que façam parte do quadro permanente das escolas. Neste caso, não é necessária a comprovação de renda familiar. Segundo o MEC, os candidatos portadores de deficiência ou autodeclararados indígenas, pretos ou pardos podem optar por concorrer às bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas (cotas).
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia