Saúde na Praça acontece sábado no Núcleo Luís Zillo
Evento em parceria com a Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu oferece diversos serviços gratuitos
Saúde na Praça acontece sábado no Núcleo Luís Zillo
PRIMEIRA EDIÇÃO - No ano passado, Saúde na Praça aconteceu na Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica) (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista realiza neste sábado (10), das 8h às 13h, a segunda edição do Saúde na Praça, realizado em parceria com Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. O evento, que tem por objetivo oferecer serviços de prevenção à saúde da população, vai acontecer no Varejão do Núcleo Habitacional Luís Zillo. Além de orientação em mais de 13 áreas da medicina, serão oferecidos para toda população de forma gratuita exames de HGT (diabetes), HIV, Sífilis, aferição de pressão arterial e cálculo do IMC, voltado ao controle da obesidade.
“Educação em saúde e prevenção. Esses são os principais objetivos do Saúde na Praça. E nossa intenção é a cada ano realizar o evento numa região da cidade para facilitar o acesso da população. Neste ano, o evento vai acontecer no Núcleo Luís Zillo, mas podem participar todas as pessoas dos bairros próximos como Júlio Ferrari, Nações, Parque Rondon, Maria Luíza, ou de outras partes da cidade. O evento é aberto para todos. Essa será uma grande oportunidade de fazer exames básicos e também de tirar dúvidas sobre as mais variadas especialidades da medicina”, declara o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.
Na Unesp, os estudantes se dividem em grupos - que na faculdade são chamados de Ligas Acadêmicas - por área de interesse de atuação. Cada Liga tem por objetivo estudar e participar de atividades práticas daquele campo específico da medicina. No Saúde na Praça, vão participar cerca de 80 alunos que estarão divididos nas seguintes Ligas: Nutrição e Educação Popular, Saúde Sexual e Reprodutiva, Rim e Hipertensão Arterial, Trauma, Pediatria, Infectologia, Cuidados Tissulares, Clínica Médica, Câncer, Neurociência, Anestesiologia Terapia Intensiva Dor e cuidados Paliativos, Ginecologia Obstetrícia e Mastologia e Gerontologia.
Os estudantes de cada Liga farão palestras de orientação, distribuição de panfletos informativos e demonstrações com equipamentos específicos de cada área. “Os estudantes vão tratar de vários temas, como afogamento infantil, inclusive com demonstração de como agir quando uma criança está afogada, e como fazer a massagem cardiopulmonar, que pode salvar a vida da criança; vai também ter orientações sobre as DSTs com distribuição de material contraceptivo, vai ter ainda orientações sobre queimaduras, os tipos de queimaduras e como proceder, porque tem muita gente que ainda coloca pasta de dente, pó de café, o que piora a lesão; vai ter também orientação na área da nutrição, com distribuição do sal de ervas, entre muitas outras ações”, explica a Dra. Rayana Gonçalves Moreira, que é médica e servidora pública na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Monte Azul.
Ricardo lembrou que Saúde na Praça é um evento destinado a toda família. “As orientações se aplicam tanto para a criança como para as pessoas idosas, por isso entendo que é um evento para toda família e convidamos toda população para comparecer no Varejão. Não precisa ficar a manhã toda. A pessoa pode apenas ver aquilo que ela tem interesse”, declarou o secretário.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia