Fator Bolsonaro transforma PSL em ‘partido grande’
Sigla terá segunda maior bancada do Congresso e a maior da Alesp
Fator Bolsonaro transforma PSL em ‘partido grande’
EM ALTA - Uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, Janaina Paschoal é a deputada mais votada da história do Brasil(Foto:Divulgação)
A ‘onda Jair Bolsonaro’ refletiu nas votações para os cargos do Legislativo e resultou na eleição de um grande número de parlamentares do PSC ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros. Os destaques vieram justamente de São Paulo, que registrou recordes de votação para deputado federal e deputado estadual, com o filho do presidenciável, Eduardo Bolsonaro (1.843.735 votos), e Janaina Paschoal (2.060.786 votos), respectivamente.
As expressivas votações da dupla, somadas aos desempenhos dos demais candidatos da legenda - como Joice Hasselmann, que obteve 1.078.666 votos como deputada federal - para os dois cargos, transforma o partido liderado por Bolsonaro, antes com nenhuma ou pouca representatividade no cenário nacional, em uma ‘potência política’ a partir de 2019, pelo menos no que depender do número de cadeiras conquistadas no último domingo (7).
No Congresso Nacional, por exemplo, o PSL saltou de apenas um deputado federal eleito em 2014 (José Maria Macedo Junior, candidato pelo Ceará) para 52 neste ano (10 apenas em São Paulo), se transformando na segunda maior bancada, atrás apenas do PT, que fez 56 cadeiras. Já na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o partido, que atualmente não conta com nenhum deputado estadual, passará a ter a maior bancada, com 15 eleitos.
O mesmo vale para o Senado Federal, ao qual o partido conseguiu eleger quatro candidatos: Soraya Thronicke (Mato Grosso do Sul); Juíza Selma Arruda (Mato Grosso); Flávio Bolsonaro, outro filho, no Rio de Janeiro; e o recordista Major Olímpio, escolhido por 9.039.717 eleitores de São Paulo, superando a também eleita Mara Gabrilli (PSDB), com 6.513.282 votos; Eduardo Suplicy (PT), com 4.667.565 votos; Tripoli (PSDB), com 3.154.058 votos; e Maurren Maggi, com 2.979.856 votos.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia