Orquídeas anunciam o início da Primavera
Na estação mais charmosa do ano, flores se destacam pela beleza e singularidade
Orquídeas anunciam o início da Primavera
PAIXÃO - Alex Santa Bárbara passa boa parte de seu tempo livre cuidando de suas plantas (Elton Laud/O ECO)
Este sábado (22) marca o início da estação mais charmosa do ano, a Primavera, período marcado pelas belas paisagens, com grande diversidade de flores, tais como jasmins, violetas, hortênsias e, claro, as magníficas orquídeas, plantas pelas quais muitas pessoas nutrem uma verdadeira paixão. Pessoas como os membros do Clube de Amigos Orquidófilos de Lençóis Paulista (CAOLP), que dedicam tempo e carinho para cultivar as mais variadas espécies, que se destacam pela beleza e singularidade.
“Para quem tem as flores como um hobby, esta estação do ano sempre traz um grande bem-estar pelas suas belas flores, mas posso dizer que, para os orquidófilos, a primavera é o ano todo, pois as orquídeas, com suas mais de 35 mil espécies e híbridos, florescem durante o ano todo”, destaca o presidente do CAOLP, Alex Paccola Santa Bárbara, de 56 anos, que começou a cultivar a planta há cerca de 20 anos, depois que presenteou a esposa com um exemplar e acabou descobrindo uma grande paixão.
Fundado em 2001, o CAOLP é uma entidade sem fins lucrativos filiada à Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), na qual os orquidófilos associados se reúnem uma vez por mês para definir as próximas exposições nacionais a serem visitadas, assim como as plantas que serão expostas. “Temos participado, em média, de 35 exposições anuais em diferentes cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Enviamos nossas orquídeas para abrilhantar esses eventos sempre representando a nossa querida cidade de Lençóis Paulista”, destaca o cultivador. 
Segundo ele, a ideia de criar um clube de orquidófilos surgiu em uma reunião entre amigos apaixonados pela espécie, incentivados pelos srs. Alberto e Welthes Repke (em memória). O grupo começou com 24 associados, tendo como finalidade a troca de informações sobre as características das plantas, assim como o simples desejo de cultivar e colecionar orquídeas.
Unidos pela paixão pelas orquídeas, os membros do clube exercem profissões distintas, em nada relacionadas com a área, e mantêm a atividade apenas como um prazeroso hobby, como no caso do presidente Alex Paccola Santa Bárbara, que trabalha como piloto executivo de avião, mas, sempre que pode, dedica seu tempo às centenas de espécies que cultiva em seu viveiro.
Atualmente, o clube conta com 15 sócios, que cultivam em suas próprias residências coleções particulares de orquídeas, utilizando e compartilhando seus conhecimentos e experiências com os outros orquidófilos, sempre em busca de mais informações sobre cada espécie e suas particularidades. Junto, o grupo coleciona mais de 1 mil orquídeas diferentes.
EXPORQUÍDEA
Outubro é um mês especial para os orquidófilos de Lençóis Paulista e região, que participam da 16ª Exporquídea, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o CAOLP. A mostra, que acontece entre os dias 19 e 21, no Recinto de Exposições José Oliveira Prado (Facilpa), tem entrada gratuita. 
“A exposição é uma oportunidade única de apreciar de perto espécies raras de flores deslumbrantes e ainda sair de lá com uma muda para começar a cultivar orquídeas em casa”, ressalta Alex, que diz que o visitante ainda terá a oportunidade de participar de palestras e conhecer mais sobre o cultivo das orquídeas com os expositores que estarão no local.
 
Confira a programação da 16ª Exporquídea:
Dia 19 - Sexta-feira
8h às 12h - Recebimento das plantas e recepção aos visitantes
13h - Julgamento das plantas (somente para os juízes credenciados)
20h - Abertura solene com apresentação da Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins
Dia 20 - Sábado
8h às 22h - Visitação pública
15h - Palestra sobre cultivo de orquídeas
Dia 21 - Domingo
8h às 17h - Visitação pública
10h30 - Apresentação com a Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão
15h30 - Entrega das premiações
17h - Encerramento
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia