Compartilhando livros
Evandro Lima inovou e criou o primeiro sebo online de Lençóis Paulista
Compartilhando livros
FORA DA CURVA - Evandro Lima também estreia nesta semana como colunista do site do ECO (Foto: Elton Laud/O ECO)
Lençóis Paulista é conhecida como a “Cidade do Livro” por possuir mais livros do que habitantes, mas, apesar de contar com uma biblioteca municipal com um acervo de cerca de 140 mil exemplares disponibilizados gratuitamente para empréstimo aos usuários, não possui nenhuma livraria ou sebo para atender a demanda das pessoas que preferem comprá-los. Pensando nisso, Evandro Lima, de 26 anos, decidiu criar seu próprio sebo online, com livros novos e usados vendidos pelos menores preços em relação aos sites do gênero.
 “Minha motivação partiu de questionamentos meus e de outras pessoas que vivem na ‘Cidade do Livro’, que não tem uma livraria. Ao invés de ficar problematizando, resolvi dar o pontapé inicial e criar o projeto”, explica o lençoense, que escolheu o nome de Share - Compartilhamento Literário e recentemente lançou a ideia nas redes sociais - Facebook e Instagram - pedindo aos amigos e seguidores doações de livros para iniciar o projeto.
Segundo o idealizador, além de fomentar a leitura comercializando os livros pela metade do preço de um novo, o projeto também tem um forte apelo social, já que metade do dinheiro arrecadado com as vendas deve ser utilizada para a compra de novos exemplares para manter o projeto funcionando e a outra metade será destinada às entidades assistenciais de Lençóis Paulista.
“A ideia é inovar na cidade com um projeto que ainda não existe, possibilitando que as pessoas comprem livros bem mais baratos e, além disso, ainda poder contribuir para as casas, entidades e pessoas carentes que precisam muito da nossa ajuda. Acho importante todos estarmos engajados nas necessidades da cidade em que a gente vive”, ressalta Lima.
Formado em Educação Física e atuando na área como personal trainer, o jovem conta que sua ligação com a literatura sempre foi muito profunda e intensa. Leitor assíduo desde a infância, Lima fala que sempre leu muito e que a leitura mudou sua vida, para melhor, pois sempre que não sabia qual caminho seguir a leitura foi seu alicerce e o ajudou a escolher a direção.
“Sempre li muito até me formar no ensino médio e então fiquei meio perdido sobre qual carreira seguir e em relação a profissão que gostaria de exercer. Acabei indo para o esporte, mas nunca me afastei da literatura. Nos livros a gente descobre as respostas e, quanto mais se lê, mais é preciso ler para se tornar quem realmente se quer ser, progredir na vida e alcançar os objetivos”, relata o lençoense.
Divulgado nas redes sociais, o sebo online já tem mais de 300 livros doados exclusivamente por lençoenses. A comercialização está sendo feita através de contato por mensagem pelo Facebook (Share Compartilhamento Literário) e Instagram (ShareLivros). As entregas das compras serão feitas pessoalmente pelo criador, que diz que a ideia é crescer para poder se tornar um sebo físico e quem sabe até uma livraria para Lençóis Paulista.
Nesta semana, Evandro Lima também estreia como colunista do site do Jornal O ECO (www.jornaloeco.com.br) na coluna “Fora da Curva”, na qual vai falar de assuntos variados do cotidiano.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia