Senai lança projeto que visa aumentar produtividade das indústrias
Programa Indústria Paulista Mais Competitiva engloba ações estratégicas de empresas e da política industrial
Senai lança projeto que visa aumentar produtividade das indústrias
PROGRAMA - Paulo Sérgio de Oliveira, coordenador do Senai, diz que assessorias são indicadas para empresas de todos segmentos (Foto: Flávia Placideli)
O aproveitamento máximo do potencial de uma indústria é o elemento central das estratégias de empresas e da política industrial das principais potências do mundo, e o Brasil não poderia ficar fora desse movimento. Para difundir o conhecimento sobre os conceitos de Manufatura Enxuta, Eficiência Energética e das ações rumo à Indústria 4.0, o Senai (Serviço Nacional da Indústria) lançou o programa Indústria Paulista Mais Competitiva. A apresentação ocorreu ontem (26) com uma palestra realizada na sede regional do Ciesp (Conselho das Indústrias do Estado de São Paulo), em Botucatu, onde foram apresentadas as técnicas para construir uma vantagem competitiva para as empresas.
O programa Indústria Paulista Mais Competitiva é uma iniciativa do Senai São Paulo e foi desenvolvido para aumentar a produtividade da indústria paulista, por meio da implementação de ações rápidas e eficientes, executando assessoria tecnológica em três pontos estratégicos: Manufatura Enxuta, Eficiência Energética e preparação para Indústria 4.0.
Na assessoria de manufatura enxuta, o programa prevê modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade. O conceito baseia-se na redução de sete tipos de desperdícios - superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. A assessoria em Eficiência Energética visa ações especializadas com foco em técnicas de eficiência energética para redução de consumo e de despesas com energia. Já na assessoria Indústria 4.0 as ações desenvolvidas focam o aumento e sustentabilidade da produtividade por meio de upgrade tecnológico, com o monitoramento do processo em tempo real e mudança da cultura na gestão do ‘chão de fábrica’.
Essas assessorias serão feitas por consultores do Senai de Lençóis Paulista, que irão até as empresas e realizarão um diagnóstico prévio identificando exatamente o estágio atual das mesmas quanto as condições e organização desde o ‘chão de fábrica’ até o administrativo. “O corpo de consultores do Senai está preparado para oferecer às empresas o mais alto nível de qualidade em termos de assessoria tecnológica. Nossos consultores conhecem profundamente os problemas do ‘chão de fábrica’ e se dedicam integralmente a encontrar a solução mais customizada”, destaca o coordenador de relacionamento com a indústria do Senai, Paulo Sérgio Soares de Oliveira.
As assessorias são indicadas para empresas de todos os segmentos industriais, sem limitação de porte. Segundo Oliveira, o resultado em programas anteriores, mas especificamente de Manufatura Enxuta, possibilitou aumento médio de 50% na produtividade das empresas participantes. “Constatou-se que os ganhos foram atingidos sem a necessidade de investimentos em compra de novos equipamentos, sendo que apenas a otimização de layouts e movimentação de funcionários já possibilitaram o alcance de resultados expressivos”, comenta. 
Um dos diferenciais do programa é o investimento que pode ser pago em duas etapas, sendo a primeira de 50% e a segunda condicionada ao atingimento da meta de, no mínimo, 20% de ganho de produtividade. Em outras palavras, se a empresa não atingir esse nível mínimo estipulado, ela não precisa pagar a segunda etapa.
Para conhecer mais sobre o programa e saber como o Senai pode atuar nas empresas, o site é o www.industriamaiscompetitiva.sp.senai.br.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia