Frio X atividades físicas: como conciliar?
Especialista dá dicas para quem não consegue abandonar os exercícios físicos no inverno
Frio X atividades físicas: como conciliar?
CUIDADOS - Manter a rotina de exercícios no frio exige algumas precauções, diz especialista (Fotos: Divulgação)
Não é segredo que manter a rotina de exercícios físicos nos dias de frio é uma missão difícil, até para os mais acostumados. Apesar da vontade de ficar em casa em baixo das cobertas, para o professor de educação física Edison Tresca, manter a rotina é essencial para a saúde em qualquer estação do ano, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados em decorrência das baixas temperaturas.
Segundo ele, com as baixas temperaturas, a musculatura tende a ficar mais contraída e tensa, possibilitando maior desconforto e incidência de lesões e, para evitar prejuízos é preciso prolongar o tempo dos exercícios de aquecimento antes de iniciar a atividade física, além de realizá-los progressivamente, garantindo assim a flexibilidade dos músculos e a elevação adequada da temperatura corporal.
“Aconselha-se iniciar com exercícios de livres movimentações, sem carga nas articulações do corpo. Em seguida, pode-se realizar exercícios de alongamento muscular, iniciando de forma lenta e suave, aumentando a intensidade aos poucos”, relata o profissional, que recomenda que as pessoas se exercitem em ambientes protegidos, como clubes e academias, por exemplo, onde os praticantes não estão expostos à friagem.
Para as pessoas que não se adaptam aos ambientes fechados e gostam do contato com ar livre, o especialista revela que o maior problema, além do desconforto térmico, é que o corpo não consegue manter uma temperatura ideal de funcionamento para a atividade física. “Isso ocorre porque a umidade da transpiração retida na roupa em contato com o ar frio pode fazer com que o corpo perca mais calor para o meio ambiente do que deveria”, explica.
Para contornar a situação, o educador sugere vestir uma camiseta de material sintético dry-fit, por baixo de outra com material de malha de algodão e, finalmente, um agasalho leve por cima de tudo, com possibilidade de abertura na frente.  “A camiseta de material sintético deixará a umidade da transpiração do corpo passar e ficar retida pela de algodão e a temperatura corporal mantida pelo agasalho. Se houver desconforto pela elevação demasiada da temperatura, o agasalho poderá ser aberto ou fechado conforme a necessidade”, completa.
O professor também ressalta que a respiração durante a atividade tem que ser preferencialmente nasal, para que o ar percorra um caminho mais longo até chegar aos pulmões. Tendo a oportunidade de ser adequadamente aquecido antes de chegar a eles, diminuindo as possibilidades de inflamações das vias aéreas. 
Outro ponto crucial é a ingestão de água. De acordo com ele, é natural sentir menos sede neste período, uma vez que se transpira menos. Em qualquer situação, o ideal é ingerir líquidos antes de sentir sede, esta manifestação pode ser o primeiro sinal de que está começando a faltar água no corpo. “Aqueles que praticam atividades físicas devem hidratar-se com maior frequência, mesmo em temperaturas amenas”, conclui.
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