Inep abre inscrições para o Encceja 2018
Interessados tem até a próxima sexta-feira (27) para se cadastrarem no sistema
Inep abre inscrições para o Encceja 2018
JOVENS E ADULTOS - Inscrições para o Encceja 2018 terminam na próxima sexta-feira (27) (Foto: Divulgação)
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), abriu nesta semana as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. O prazo para o cadastro dos interessados se encerra às 23h59 da próxima sexta-feira (27), exclusivamente pelo site: enccejanacional.inep.gov.br/Encceja.
Atualmente, o Encceja é o único exame utilizado para a obtenção do certificado do ensino médio e do ensino fundamental para as pessoas que não concluíram os estudos no tempo regular. Até 2016, os certificados poderiam ser obtidos através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, no ano passado, o Ministério da Educação optou pela mudança.
Para quem busca o certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame. Já quem pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio, precisa ter, acima de 18 anos. Para ambas as provas, é preciso ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal.
Segundo o Inep, neste ano as provas do Encceja serão realizadas em datas diferentes. O Encceja Nacional será realizado no dia 5 de agosto; já o Encceja Exterior, para pessoas que moram fora do país, acontece no dia 16 de setembro. Também haverá datas específicas para a aplicação de provas para as pessoas que cometeram crimes e cumprem pena em regime fechado. O Encceja Nacional PPL (Pessoas com Privação de Liberdade) será realizado nos dias 18 e 19 de setembro; já o Encceja Exterior PPL, acontece entre os dias 17 e 21 de setembro.
Para obter o certificado é preciso ter uma nota acima de 100 pontos em cada matéria, precisando acertar um terço da prova, 10 acertos de 30 questões, e também ter tirado nota mínima superior a cinco na redação.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia