Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nadando de braçada!
Promotor de Justiça aposentado, Antônio Carlos Rocha é destaque da natação de Lençóis Paulista
Nadando de braçada!
CAMPEÃO - Lençoense conquistou mais de 100 medalhas nos últimos anos (Foto: Flávia Placideli/O ECO)
Neste domingo (8) se comemora em todo o Brasil o Dia da Natação. Mais do que contar a história do esporte e ressaltar os benefícios da atividade para a saúde, o destaque vai para o lençoense Antônio Carlos Rocha, promotor de Justiça aposentado que revela que a modalidade mudou sua vida.
Com fôlego de sobra, Dr. Rocha, também conhecido como Tucalo, hoje com 63 anos de idade, conta que o envolvimento com o esporte começou bem cedo. “Quando eu tinha oito anos, eu nadava com os meus amigos no Rio Lençóis, próximo ao Parque do Paradão. Mais tarde, aos 12 anos, meus pais ficaram sócios do Clube Esportivo Marimbondo e então eu comecei a nadar na piscina de lá, onde tudo começou”, relembra.
Na mesma época, Rocha foi convidado por um advogado que conheceu durante as atividades de natação para trabalhar em um cartório da cidade. Foi convivendo diariamente com advogados, juízes e promotores que ele tomou gosto pela área jurídica, que nunca mais abandonou. Aos 17 anos, parou de praticar o esporte para dar início à faculdade de Direito, área na qual se estabeleceu profissionalmente até se tornar um respeitado promotor de Justiça.
Por conta da correria da vida profissional, acabou ficando muitos anos afastado das piscinas, se dedicando apenas ao trabalho à esposa e aos três filhos que, assim como ele, também são advogados. Voltou a praticar o esporte em 2014, quando Lençóis Paulista sediou os Jogos Regionais do Idoso (Jori) e foi convidado para defender as cores da cidade.
O reencontro com o esporte o fez perceber que a atividade lhe trazia não apenas os benefícios para a saúde, como também muita responsabilidade, foco e dedicação. “A natação me fez aprender que para conquistar alguma coisa eu tenho que repetir ela um milhão de vezes todo dia, me esforçar para isso. Se não der certo, tudo bem, ainda posso me esforçar mais e dar mais valor ainda quando conquistar. Isso tudo foi algo que eu sempre levei na minha vida acadêmica, profissional e pessoal”, relata.
Amante de aventura, o lençoense também dedicou muitos anos de sua vida ao ciclismo, chegando a percorrer cerca de 100 quilômetros por semana. Atualmente, depois de ter voltado às piscinas, tem a natação como seu único esporte e vem conquistando ótimos resultados. Tucalo foi o destaque da delegação local na final estadual da 22ª edição dos Jori, que foram disputados entre os dias 24 e 29 de março, na cidade de Praia Grande, no litoral do estado de São Paulo.
Competindo em duas provas de natação na categoria A (60 a 64 anos), o atleta trouxe duas medalhas para a casa, uma prata nos 50 metros nado costas e uma de bronze nos 50 metros nado livre. Ele atribui às vitórias a dedicação e aos treinos que acontecem quatro vezes por semana na piscina da Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp). Vitórias essas que em pouco mais de três anos renderam mais de 100 medalhas. “Perdi as contas, mas cada uma tem um valor especial em minha vida”, diz.
Atualmente, o lençoense treina também com o grupo de natação do Bauru Tênis Clube (BTC) e já participou de diversas competições no circuito da União da Natação Master do Interior (Unami) nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba.
Comemorar o Dia da Natação pode não ter muito significado para algumas pessoas, não para Dr. Rocha, que diz ter um sentimento de eterna gratidão pelo esporte e tudo o que ele lhe proporcionou. “Sou o que sou graças à natação”, finaliza.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia