Publicidade
Publicidade
Publicidade
Espaço Cultural conclui processo de digitalização do Jornal O ECO
Material será inteiramente disponibilizado na internet a partir de fevereiro
Espaço Cultural conclui processo de digitalização do Jornal O ECO
MEMÓRIA - Acervo de O ECO poderá ser consultado de qualquer parte do mundo pela internet (Foto: Gabriel Cochi/O ECO)
Falta pouco para que pessoas do mundo todo possam ter acesso a todo o acervo dos 80 anos de história do Jornal O ECO. Depois de meses de intenso trabalho, a equipe do Espaço Cultural Cidade do Livro concluiu neste mês o processo de digitalização das edições impressas do jornal, desde o primeiro exemplar publicado em 6 de fevereiro de 1938. O lançamento oficial do acervo digital acontecerá no dia 27 de janeiro, durante a festa do prêmio “O Melhor dos Melhores - O ECO 80 Anos”, que será realizada no Clube Esportivo Marimbondo (CEM), com animação da dupla Zezé Di Camargo & Luciano.
Nos últimos meses, uma equipe de cinco pessoas esteve à frente de um minucioso trabalho que envolveu desde classificação das edições por ordem cronológica até a higienização, hidratação e eventual restauração de cada exemplar do acervo que foi doado pela direção do Jornal O ECO ao Centro de Documentação Histórica da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa (BMOL).
A digitalização das mais de 7 mil edições foi iniciada em janeiro deste ano no Laboratório de Digitalização e Preservação Histórica, viabilizado por meio de parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 
Concluído o processo, o acervo físico ficará permanentemente preservado no Espaço Cultural. Já os arquivos digitais serão disponibilizados a partir de fevereiro por meio da Biblioteca Digital, disponível no site da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista.
O diretor de cultura Marcelo Maganha ressalta que a conclusão do trabalho é motivo para comemoração em decorrência do valor histórico do material, visto que os principais acontecimentos registrados na cidade nas últimas oito décadas, publicados nas páginas de O ECO, estarão acessíveis a todos que quiserem efetuar uma pesquisa de qualquer parte do mundo.
“Somos a única cidade da região que tem estrutura para fazer esse tipo de trabalho com pessoas preparadas e equipamentos de alta tecnologia. Já temos 500 obras raras disponibilizadas para o mundo todo por meio da Biblioteca Digital e, em breve, teremos todo este rico acervo do Jornal O ECO. Ficamos muito felizes em poder lançar este material em um momento tão oportuno, com a comemoração dos 80 anos do jornal e, logo em seguida, com os 160 anos de Lençóis”, pontua.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2018 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia