Publicidade
Publicidade
Publicidade
Intercâmbio do projeto começa na segunda-feira (6)
15 alunos e dois professores de Lençóis Paulista e Macatuba estão entre os selecionados
Intercâmbio do projeto começa na segunda-feira (6)
RUMO À EUROPA - Alunos selecionados no projeto Era uma Vez... Brasil embarcam para Portugal na segunda-feira (6) (Foto: Divulgação)
Depois de muita expectativa, os participantes do projeto “Era Uma Vez... Brasil”, criado pela Origem Produções e patrocinado pelo Grupo Lwart por meio da Lei Rouanet, embarcam, na segunda-feira (6), para um intercâmbio de 10 dias em Lisboa, Portugal. Ao todo, serão 51 alunos e cinco professores de história de escolas públicas, dos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia, entre eles 15 alunos e dois professores de Lençóis Paulista e Macatuba.
Durante a viagem, os participantes, que cursam o oitavo ano do Ensino Fundamental II, terão a chance de trocar experiências com os estudantes portugueses. Além disso, o grupo passará por vários locais de importância histórica na relação com o Brasil, onde poderão conhecer pontos relativos à Família Real Portuguesa. A viagem também será uma oportunidade para que os professores daqui e de lá troquem ideias sobre o Ensino de História, refletindo acerca de sua importância e também sobre as semelhanças e diferenças entre as práticas pedagógicas nos dois países.  
“Estamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto, que mudou a vida de centenas de estudantes pelo Brasil. Com certeza as atividades alcançaram o objetivo de despertar nestes jovens a valorização da história de seu país. Além disso, as atividades culturais contribuíram para que eles tivessem acesso a novas linguagens culturais”, conta Marici Vila, diretora da Origem Produções.
O projeto “Era Uma Vez... Brasil” foi lançado em abril e promoveu uma série de atividades culturais para alunos de escolas públicas e capacitação para os docentes. Na primeira etapa os professores aprenderam a utilizar histórias em quadrinhos e vídeos como ferramentas de ensino da disciplina.
Na sequência, os alunos participaram de um acampamento, com duração de sete dias, para participar de atividades voltadas à produção artística em diferentes linguagens, com oficinas de música, capoeira, teatro e cinema. Ao final desta etapa, os alunos produziram quatro curtas-metragens sobre a temática do projeto: as mudanças históricas e culturais geradas pela chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808. 
“Nossa expectativa é que essa viagem seja inesquecível para todos os participantes, tanto no sentido da experiência e integração como no de aprendizado. Tenho certeza que a informação e o conhecimento que será acumulado por cada um durante esses dez dias permanecerão por toda a vida”, completa Laura Camara, gerente de RH do Grupo Lwart.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia