publicidade
Nos braços da Mãe Piedade
Realizada sempre na primeira quinzena de setembro, a Festa da Padroeira é uma tradição entre a comunidade católica lençoense
Nos braços da Mãe Piedade
RELIGIÃO - Missa solene em louvor à padroeira será celebrada a partir das 17h (Foto: Gabriel Cochi/O ECO)
Nossa Senhora da Piedade é padroeira de Lençóis Paulista desde os primórdios de sua criação. As terras para a constituição do patrimônio foram doadas à Senhora da Piedade em 22 de julho de 1858, quando Lençóis foi elevada à categoria de freguesia, o que mostra que o culto à Virgem da Piedade já existia na região.
A paróquia, criada no mesmo ano, abrangia Agudos, Bauru, Pederneiras e outras vilas em formação. Os casamentos e batizados de toda essa região eram celebrados aqui, pelo Pe. Antonio de Sant’Anna Ribas Sandim, o primeiro a se instalar na cidade.
A primeira capela, pequena, rústica e de madeira, construída no alto da cidade, foi substituída por uma nova igreja, após a chegada do Pe. José Magnani, em 1877. A construção permaneceu até 1953, quando foi demolida para dar lugar à nova matriz, já sob a tutela do Pe. Salústio Rodrigues Machado, que foi pároco de 1939 a 1955, quando faleceu.
Com o crescimento da cidade surgiu a necessidade da criação de novas igrejas, o que foi feito em 1987, pelo Pe. João Amâncio da Costa Novaes, que fundou as paróquias de São José, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro e São Paulo. Anos mais tarde, em 1999, o Pe. Carlos José de Oliveira, que chegou à cidade em 1996, também criou a Paróquia Cristo Ressuscitado. Em 2016, surgiu a sexta paróquia da cidade, a de San’Ana e São Joaquim.
Desde o Ano Santo de 2000, por força de decreto assinado pelo então arcebispo de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo, a Matriz da Piedade foi declarada Santuário Arquidiocesano. O território paroquial conta hoje com sete setores e 247 áreas missionárias. 
FESTA DA PADROEIRA
Realizada sempre na primeira quinzena de setembro, a Festa da Padroeira é uma tradição entre a comunidade católica lençoense. As celebrações religiosas, que tiveram início no primeiro dia do mês terão seu ponto alto de devoção hoje (15), feriado municipal em homenagem à Mãe Piedade.
A missa solene em louvor à padroeira será celebrada a partir das 17h. Em seguida, os fiéis percorrem as ruas do entorno do Santuário com a tradicional Procissão das Flores de Nossa Senhora da Piedade. Amanhã (16), a partir das 19h30, também tem a missa italiana.
A parte festiva segue até o domingo (17) com diversas atrações na Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica). A estrutura montada no local conta com uma praça de alimentação com várias barracas de comidas e bebidas, além de diversões para a criançada.
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2019 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia