Publicidade
Publicidade
Publicidade
Centro Municipal comemora 30 anos
Diretoria homenageia ex-alunos no sábado 20
Centro Municipal comemora 30 anos
FORMAÇÃO - Corte e costura é um dos cursos oferecidos pelo Centro Municipal de Formação Profissional (Foto: Kátia Sartori/O ECO)
O Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP) Pref. Ideval Paccola comemora 30 anos em funcionamento em 2017. O aniversário foi destacado na participação do CMFP durante o desfile cívico pelos 159 anos de Lençóis Paulista e será celebrado durante todo o ano. Neste sábado (20), às 8h30, a diretoria prestará uma homenagem a ex-alunos. 
Existe muita controvérsia sobre a data de aniversário do CMFP. Na sede (antiga Sidelpa) uma placa indica o dia 12 de abril, que seria o ano de lançamento da pedra fundamental. Mas documentos guardados apontam 26 de abril como a data da fundação. “Na dúvida, vamos comemorar o ano todo”, brinca a diretora Priscila Orsi Moretto Boaratto. “O sábado é o começo das nossas comemorações. Vamos contar algumas histórias de quem venceu utilizando o Centro Municipal como formador. Vai ser uma cerimônia bem íntima”, explica. 
Além disso, para celebrar as três décadas da escola, ela estuda algumas mudanças estruturais e administrativas, com ampliação do número de alunos por turma e também do número de cursos oferecidos, de acordo com a demanda da cidade. 
De acordo com Priscila, mais do que a formação profissional, o CMFP sempre desempenhou um papel social em Lençóis Paulista. “Encontramos vários ex-alunos que hoje tem seu próprio negócio, bicicletarias, salões de cabeleireiro, funcionários em grandes empresas, e outras que o Centro promoveu um resgate social: recebemos alunos encaminhados por CRAS, Conselho Tutelar, usuários de drogas em reabilitação”. 
Embora em 1988 já funcionassem gratuitamente os cursos de mecânica, eletricidade residencial e marcenaria, só a partir de 1996 passou a ser contabilizado o número de alunos que frequentavam a escola. Nessas mais de duas décadas, foram registradas 19.870 matrículas. A média dos últimos anos é de 1,5 mil alunos, aproximadamente. 
Atualmente, são oferecidos mais de 20 cursos gratuitos, com 69 turmas ao todo. Além da sede, existem polos no Júlio Ferrari, Jardim Ubirama, Cecap e na antiga estação ferroviária. As inscrições para os cursos oferecidos no segundo semestre começarão em 14 de julho. 
comentários 0 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para a matéria. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia