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Casal Adrenalina
Viviane e Daniel Covre vão trazer dicas e informações para os viciados em esporte!
Da rua para a trilha - como se preparar para uma trail run!
Trail run é uma modalidade de corrida que ganha cada vez mais adeptos. Sua principal característica é estar em meio à natureza com muita variação de terreno, podendo ser praticado em montanha, entre praias, no sertão, no deserto, etc. 
No Brasil, as provas mais comuns de trail run são as corridas de montanha e as trilhas entre praias, que têm levado muita gente dos grandes centros a trocar o asfalto pela trilha e a encarar estes desafios em meio às belas paisagens do nosso país.
Este tipo de prova exige mais do corpo do que as tradicionais corridas de rua, por isso, é bastante indicado um treinamento específico para suportar as dificuldades exigidas. A preparação tem que simular ao máximo o que você irá encarar na prova, dessa forma é aconselhável colher o máximo de informação possível, desde a altimetria até os diferentes tipos de solos.
PREPARAÇÃO:
O planejamento de base para este tipo de prova tem que oferecer ao atleta suporte necessário para prevenção de lesão, sendo assim, o treino deve conter:
Fortalecimento geral dos músculos: trabalho de musculação para adquirir força nos membros superiores, inferiores e, principalmente, nos músculos do core (abdômen e paravertebrais) para melhorar a postura e diminuir a sobrecarga na coluna.
Fortalecimento nas articulações: os exercícios de propriocepção são os mais indicados, pois fortalecem os ligamentos evitando as entorses.
Pliometria e técnica de corrida: com o treinamento funcional específico aumenta a eficiência mecânica e consequentemente melhora o desempenho nas corridas.
Treino de corrida: a diferença maior entre a corrida de rua e o trail run está justamente na preparação da corrida, pois simular terrenos irregulares iguais aos encontrados nas competições é muito difícil nas capitais, por isso inclua na sua rotina treino em subidas e descidas, e até mesmo em escadas para ganhar força especifica, mas é recomendável que, assim que possível, o atleta procure terrenos irregulares para treinar.
Para quem vai pela primeira vez correr este tipo de prova, lembre-se que o pensamento é diferente da corrida de rua; na trail run é normal andar, trotar e correr em um mesmo quilômetro dependendo da dificuldade encontrada.
Lembre-se que é sempre importante buscar o auxílio de um profissional da área de educação física. Cada corpo reage de uma forma diferente e a supervisão de um especialista é essencial para evitar lesões e obter ganhos com qualidade.
Pliometria: exercícios específicos que envolvam o ciclo alongamento/encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido de uma rápida ação concêntrica.
Propriocepção: é a percepção de posicionamento que o corpo tem no espaço, também conhecido como cinestesia. Esse estímulo provoca uma maior consciência corporal, protege as articulações e coordena melhor os movimentos.
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