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Casal Adrenalina
Viviane e Daniel Covre vão trazer dicas e informações para os viciados em esporte!
Corrida no calor!!!
Para todos os corredores o verão é a estação predileta para iniciar ou progredir na corrida. Qualquer que seja a experiência e o preparo de cada um, para correr em boa forma é primordial liberar o calor corporal e não absorvê-lo durante a atividade. Veja algumas dicas para correr nas temperaturas mais quentes:
1 - Acostume seu corpo ao calor
Programe um plano de treino adaptado para acostumar-se ao calor do verão. A Primavera é ideal devido aos dias de insolação progressiva.
2 - Privilegie os locais mais frescos e com sombra
Para evitar submeter-se ao calor do dia, não hesite em correr logo cedo (antes de ir trabalhar) ou à noite ao retornar do trabalho. Procure locais com sombra (parques, florestas), seu corpo se acostumará pouco a pouco com o calor ambiente.
3 - Limite a duração do seu aquecimento
No verão, devido à temperatura ambiente, os músculos esquentam mais rapidamente. Adapte seu treino em relação ao calor e às sensações físicas.
4 - Escolha roupas respirantes e largas
Durante sua corrida sempre use roupas largas e respirantes, pois, no calor, seu corpo precisa resfriar-se rapidamente. As roupas de corrida de verão são perfeitamente adaptadas à corrida em tempo quente, seus materiais tecnológicos permitem uma boa liberação da transpiração e facilitam a evaporação do calor.
5 - Resfrie seu corpo antes e durante a corrida
Antes de correr você poderá resfriar seu corpo tomando um banho morno, isso permitirá baixar a temperatura de seu corpo, principalmente se você correr à noite depois de um dia de trabalho. Durante a corrida, se você sentir muito calor umidifique suas roupas e molhe seus cabelos.
6 - Consuma líquidos antes e durante a corrida
É um hábito fundamental para manter uma boa temperatura corporal durante a atividade. Em qualquer estação o corredor deve hidratar-se dentro e fora dos períodos de treino. De fato, a hidratação é incompleta durante a atividade, por isso o organismo requer uma forte hidratação antes da atividade.
IMPORTANTE: não espere sentir sede para hidratar-se. A sensação de sede já é o sinal de uma perda hídrica de 1% - equivalente a uma diminuição de 10% das capacidades físicas -. Para ter o controle total de suas capacidades beba regularmente pequenos goles de água a cada 10 minutos aproximadamente.
BOM SABER: durante uma corrida intensa ou de longa duração, o corpo perde não apenas água, mas também minerais. O corredor deve compensar as perdas de eletrólitos para manter toda sua resistência, tomando uma bebida isotônica (com 50g/l de glicídios).
7 - Use um boné
O uso de um boné é indispensável para proteger-se dos raios solares e favorecer a transpiração pela cabeça.
8 - Proteja sua pele e olhos do sol
O Sol danifica a pele. Proteja o rosto, os braços e as pernas com um protetor solar com fator de proteção elevado (a partir de 20 FPS). Como o restante do corpo, os olhos são submetidos aos raios agressivos do Sol, sendo assim, durante suas corridas, use óculos de Sol adaptados à sua vista. Você evitará dor de cabeça e deficiências visuais.
9 - Não subestime os primeiros sintomas de insolação, pare sua atividade!
Insolação pode trazer consequências graves para sua saúde. O calor e a umidade são os primeiros fatores que acarretam uma elevação da temperatura do corpo. Qualquer corredor deve saber reconhecer os primeiros sintomas de insolação (náuseas, vertigens, dor de cabeça, desorientação, fadiga brutal, entre outros). O melhor a fazer é manter seu treino na sombra.
10 - Ao chegar, deixe sua temperatura corporal baixar de modo progressivo.
Não tome banho imediatamente depois da atividade, a temperatura do corpo deve diminuir progressivamente. Borrife água em você e tome uma bebida com glicose para recuperar a energia.
NÃO ESQUECER: O calor e o sol do verão são benéficos para o corpo todo, mas esses elementos naturais podem ser perigosos se o corredor não tomar todas as precauções durante sua atividade. Há muitos meios preventivos para proteger-se dos raios solares: protetor solar, hidratação constante, “ambientação” do corpo, etc.
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