Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marcos Norabele
Psicólogo, escritor, Marcos vai tratar do maravilhoso mundo da literatura e da psicologia
A Ditadura Acabada...
Depois de dar por encerrada a coleção sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), e ter afirmado não cobriria o período do General João Figueiredo,  o jornalista Élio Gaspari, lançou outro volume, garantindo que agora é o último: A Ditadura Acabada.
Gaspari é italiano de nascimento, mas veio para o Brasil em 1949, portanto brasileiro. Carreira em diversos jornais é atualmente colunista da Folha de São Paulo. Os quatro primeiros livros cobriam o período de 1964 a 1977: A Ditadura Envergonhada – são os primeiros momentos, onde, após o golpe, os militares não assumiam o regime como ditadura. Isto muda com a edição do Ato Institucional nº 5, o famoso AI5 que cerceou direitos previstos na constituição. A Ditadura Escancarada – Após o AI5 o regime assume sua face.  Este volume cobre o período até o extermínio da Guerrilha do Araguaia. A Ditadura Derrotada – Trata da formação do governo Geisel e da derrota do partido do governo nas eleições. A Ditadura Encurralada – Narra os processos de abertura política. Pretendia ser o último volume.Vem aí A Ditadura Acabada, onde abordará os anos do Governo do General João B. Figueiredo e a eleição de Tancredo Neves.
Gaspari, afirmou que o General João Batista Figueiredo, devido ao seu temperamento, agilizou o fim do  regime, previsto para permanecer ainda na década de 80. Segundo ele, Geisel, arrependeu-se do indicado. Acabada, a obra merece ser lida.
A meu ver, também caberia um estudo sobre o retorno do regime democrático.
Poderia ser assim:
A Democracia das Falsas Esperanças  – 1985-1989 – (Sarney, Plano Cruzado e a Nova Constituição)
A Democracia Cara Pintada  - 1990-1992 (Governo Collor)
A Democracia Privatizada – 1993 - 2002 (Governo FHC)
A Democracia Mensalão - 2003-2010 (Governo Lula)
A Democracia Lava Jato – 2011-2016 (Governo Dilma)
comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para o Artigo. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia