Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marcos Norabele
Psicólogo, escritor, Marcos vai tratar do maravilhoso mundo da literatura e da psicologia
As Confissões e a Montanha
Não há duvidas que vivemos num mundo secularizado. Principalmente o ocidente. Tudo mudou muito rápido e de repente a religião passou a não ser importante para as pessoas, ainda que haja uma valorização de alguma forma de espiritualidade.
Conversão é um termo que significa mudança de sentido. É muito usado no contexto religioso. Para o cristianismo é um processo contínuo durante a vida.  A mais famosa é a de Saulo no caminho de Damasco.
Duas obras que muito embora trazem o aspecto religioso,  apresentam um rico conteúdo psicológico: Confissões de Santo Agostinho, e A Montanha dos Sete Patamares de Thomas Merton. Em ambas as obras os autores narram seu processo de conversão.
Agostinho,  viveu entre os sec. IV e V, suas concepções teológicas e filosóficas influenciaram o pensamento do cristianismo por séculos, em Confissões desnuda sua trajetória. Suas aflições são descritas, suas escolhas, a relação com a sua mãe Mônica.  Os muitos caminhos, as quedas e feridas,  antes se converter e se tornar um dos maiores teólogos da história.
Thomas Merton é do século XX, nasce na França é batizado na Igreja Anglicana. Com o avançar da primeira guerra mundial, muda-se para os EUA. Ainda pequeno, perde a mãe vitimada pelo câncer. Viaja pelo mundo sem sossego, jovem é conhecido como mulherengo e beberrão. Em crise existencial lê “ Confissões” de Agostinho, e inicia uma mudança, torna-se católico, e ingressa no Mosteiro Trapista de Getsemâni. É considerado um dos maiores místicos do séc. XX. Escreveu mais de 70 livros, buscando uma aproximação da vivência espiritual do oriente com as concepções cristãs. Morreu na Tailândia em 1968.
Como já apontei, as duas obras vão além da questão religiosa, são autobiografias de almas intensas e profundas, que buscaram sentido para suas existências. São livros para quem quer algo além de big brother para suas vidas.
comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para o Artigo. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia