Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marcelo Ranzani
Médico vai trazer informações para você ficar em dia com sua saúde
Chikungunya – “Chico Torto”
O nome chikungunya deriva de uma palavra em Makonde, dialeto de um grupo étnico que vive no sudeste da Tanzania e no norte de Moçambique. Seu significado é mais ou menos, aquele que se curva, o nosso “Chico Torto”. Nesse caso, os doentes ficam tortos de tanta dor. Ficam curvados pelas dores articulares que ocorrem principalmente dos punhos e tornozelos, podendo acometer qualquer articulação, assim como mãos, cotovelos, ombros, joelhos, coluna. 
O nosso Aedes aegypti e Aedes albopictus seu primo malvado, são os transmissores dessa nova doença. Os mesmos que também podem carregar Febre Amarela, Dengue e Zika vírus. Em 2013 apareceram os primeiros casos na América, em países do Caribe. Daí logo chegou aqui e rapidamente está se espalhando por todo País. Não conseguimos controlar o mosquito, agora ele está fazendo a festa, trouxe novidades além da Dengue. 
Esse “Chico Torto” é uma praga de verdade. Não costuma matar, mas judia e muito.  Quem é infectado, leva de 3 a 7 dias para ficar doente. Quase nunca fica assintomática. Até noventa e sete por cento das pessoas que pegam a doença manifesta seus sintomas. Febre e dor intensa nas juntas são suas manifestações. Artrite (calor, inchaço e vermelhidão) e não só artralgia (dor nas juntas) como ocorre na Dengue, são frequentes.
Tivemos mais de 500 casos de Dengue ano passado em Lençóis Paulista, extamos expostos a essas novas doenças. E se você teve Dengue, ou conhece alguém que teve, deve saber como dói o corpo e as juntas. Espere para ver a Chikungunya, essa sim vai doer de verdade. E sabe o que é pior, essa dor pode não sumir mais.
Sim o Chico pode ficar torto para sempre. Ainda se conhece pouco da doença, claro; “Chico Torto” é outra dessas que atingia apenas os Africanos muito pobres, então “não havia problema”. Outra doença negligenciada até então. Por isso não há estudos, por isso não há remédio, por isso não há vacina. Mas o que se sabe é que essa praga pode ativar reações imunológicas semelhantes as doenças reumáticas mais graves, tais como o Lupus e a Febre reumática, provocando dor, inflamação e deformidades nas juntas do corpo, por até 20 anos.
Já tínhamos problemas demais, não precisávamos mais esse. Temos aumento dos casos de Aids. Temos aumento dos casos de Dengue. A sífilis e gonorreia reaparecendo e provocando doença inclusive na gestação. Temos tuberculose matando pessoas. Mas tuberculose é o tema da semana que vem.
Mas na maior parte dos casos a Chikungunya a doença melhora depois de se passar alguns dias com muita dor e com febre. Alguns pacientes ficarão 2 a 3 meses com dor nas juntas e inflamação. Outros com menos sorte, terão dores para sempre. Era melhor não ter o mosquito.
comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para o Artigo. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia