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Casal Adrenalina
Viviane e Daniel Covre vão trazer dicas e informações para os viciados em esporte!
Dicas para respirar melhor na corrida!
Dicas para respirar melhor na corrida!
Respirar bem e corretamente durante a corrida faz toda a diferença, pois o aparelho respiratório atua associado ao sistema cardíaco. Conforme o ritmo vai se intensificando, aumenta também a necessidade de absorver maior quantidade de oxigênio, para que o cansaço não interrompa o treino.
Há quem diga que é melhor respirar somente pela boca, outros alegam que o ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, e os mais perfeccionistas acreditam que o praticante deve cadenciar a respiração com o ritmo das passadas. Por exemplo: inspirar no tempo de duas passadas e expirar no tempo de duas passadas. Todas as estratégias, afinal, são válidas. A experiência e a busca de uma forma de respirar confortável, ou que ajude a cumprir seu treino dentro da intensidade proposta, vai contribuir para que não desista das provas.
Algumas dicas para prolongar os ciclos respiratórios e não perder o fôlego no meio da corrida:
1 - Para começar
No aquecimento ou início do treino, mantenha a respiração o mais natural possível. Conforme for aumentando a intensidade, ao perceber o aumento da frequência cardíaca e, consequentemente, o ritmo da respiração, procure cadenciar o ritmo, prolongando um pouco o tempo de inspiração e expiração, para atenuar a sensação de cansaço e evitar uma possível queda no rendimento.
2 - Complemente com outras atividades
Procure associar à corrida a prática de outras modalidades que auxiliam no controle da respiração como yoga, meditação, pilates e natação.
3 - Seja paciente
Se você é iniciante, não seja imediatista no desenvolvimento do seu ritmo de corrida, tenha paciência e procure aumentar a intensidade dos treinos gradualmente.
4 - Encontre o ar puro
Correr em ambientes com maior presença de ar puro (parques, campos arborizados) tornam o treino mais leve e a respiração mais agradável.
5 - Procure ajuda
Caso você tenha algum problema respiratório causado por desvios posturais ou condição pulmonar, procure pela orientação de um especialista em medicina, fisioterapia esportiva e educador físico para dar suporte e auxiliar na melhora de seu condicionamento físico.
6 - Exercite seu aparelho respiratório
Insira na sua rotina de treinos de preparação física exercícios de estabilização e rotação que desenvolvam os músculos das paredes torácica e abdominais, que são responsáveis pela mecânica respiratória.
7 - Para terminar
Na parte final da corrida, quando se aproximar da distância alvo, ou em um trecho de subida durante o treino, passe a respirar pela boca, para suprir a necessidade de absorção de maior quantidade de oxigênio. Treinando dessa forma, durante uma prova de corrida de rua, você saberá melhor como adequar a respiração de acordo com o percurso.
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